Aqui vão as mais perigosas para os Professores, a Escola e a Educação
Reitor1.5. A avaliação do desempenho docente, a avaliação dos alunos, a auto-avaliação externa e a avaliação de programas e projectos se desenvolvam de forma articulada no sistema educativo e na escola. (a eterna confusão entre avaliação de professores e a avaliação dos alunos. É quase, quase a mesma coisa...)
2.1. A política de avaliação do desempenho docente e os respectivos instrumentos normativos nacionais adoptem, sem ambiguidades, uma matriz descentralizadora, atribuindo às escolas a responsabilidade pela formatação flexível dos seus dispositivos e instrumentos, no quadro do respeito por opções e princípios organizativos definidos a nível nacional. (Hum! Matriz descentralizadora? Será que se vai descentralizar, também, o vínculo dos professores e os concursos?
2.2 Os efeitos da aplicação de quotas para atribuição de menções qualitativas sobre o desempenho docente sejam devidamente ponderadas no quadro o sistema educativo. (Importam-se de explicar melhor, s.f.f.!)
3.1. O enfoque da avaliação do desempenho docente valorize a componente científico-pedagógica… tal como é identificada no perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário (DL nº 240/2001 de 30 de Agosto). (A ideia de carrear o diploma que estabelece o perfil de desempenho profissional em que assenta a organização dos cursos de formação inicial de educadores de infância e de professores para a avaliação de desempenho é uma ideia peregrina; uma completa asneira saída das iluminadas mentes dos formadores em avaliação de professores. Eles têm de vender a sua banha de qualquer forma).
3.2. A qualidade das aprendizagens dos alunos, incluindo a que e medida através dos resultados escolares constitua um foco central da análise reflexiva entre avaliadores e
avaliados, no quadro das estruturas de acompanhamento e supervisão. (Vai ser bonito, vai. No dia em que os resultados escolares entrarem na avaliação dos professores, acaba-se o insucesso)
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