As direcções regionais estão a reunir com as escolas de todo o país para lhes darem a boa nova: até ao próximo dia 15 de Maio, os actuais centros de formação de professores vão passar para menos de metade.
As escolas associadas em centros de formação de professores vão ter de se (re) associar de forma a conformar esse redimensionamento.
Mas, quem pensa que esta reorganização dos CF vai ser um processo difícil pela impossibilidade de compaginar todos os interesses locais em jogo, está enganado. A reorganização dos centros serão os foguetes da festa. Pelo que se consta, o cortejo vem a seguir: apenas e só os centros podem candidatar-se às verbas do QREN para formação de professores. Nem as escolas, nem as universidades, nem outras instituições poderão fazê-lo. Só por subcontratação aos CF.
A ser verdade, os CF vão tornar-se autênticas agências de investimento, emprego e favor e a sua importância vai inflaccionar na justa medida das verbas que vão poder gerir
Vem aí borrasca.
Reitor
"só os centros podem candidatar-se às verbas do QREN para formação de professores. Nem as escolas, nem as universidades, nem outras instituições poderão fazê-lo."
ResponderEliminarEstá mal, mas actualmente já não é assim?
Caro Daniel. Embora não domine o assunto, penso que, actualmente, as universidades podem organizar acções de formação para docentes e candidatar-se a fundos europeus, através de uma coisa chamda POPH. Pelo que me informaram, não vão poder. Apenas os CF que poderão, posteriormete, contratar os serviços das universidades para as pôr em prática.
ResponderEliminarNão deixa de ser estranho e errado. Até porque o Valter tem tratado de proteger os politécnicos.
ResponderEliminarComo sempre é incrível mais um apunhalada que nos fazem. Quem quiser formação como vai poder fazê-la? se vive longe dos centros de formação como vai poder gerir esses tempos?
ResponderEliminarNão sei se poderei chamar ao que vou escrever um comentário... mas acompanhei algumas participações neste campo e questionei-me sobre as mesmas.
ResponderEliminarEntão senti necessidade de reflectir na e sobre elas ...
Essa reflexão levou-me a considerar que no meio de certezas existe muitas incertezas, mas apesar de não existirem certezas absolutas, acho que se pode pensar alguns pressupostos, então vejamos...
....Centros de Formação Associação de Escolas (CFAE's) surgirão ao nível organizacional, pedagógico/formativo e financeiro com novas trajectórias após o reordenamento;
... CFAE's e a formação contextualizada na Escola/Agrupamento logo perto do pessoal docente,tecnico, auxiliar e administrativo para dar resposta às reais necessidades formativas da comunidade educativa;
... CFAE's e a contratualização da formação com as Associações Científicas, as Escolas Superiores e as Universidades resultará penso eu de que... de um diagnóstico interno das Escolas ou de pequenas redes de escolas;
... CFAE's com estas trajectórias implica reformulação de regulamentos e de legislação própria;
Se tivermos estas premissas em consideração teremos que ver a sua operacionalização ... implementação.
Aguardar... pode ser também uma etapa do processo evolutivo que passa pela assimilação, integração ... ou será que estou a saltar etapas preconizadas por Piaget?