quinta-feira, 29 de maio de 2008

Os Desertificadores

A Câmara de Miranda do Corvo acusou ontem um organismo dependente do Ministério da Educação de exercer uma postura de "chantagem" sobre o município na aprovação do projecto de um Centro Educativo que consta da Carta Educativa

Pretendem que encerremos escolas com muito mais de 20 alunos, quando a legislação refere apenas o encerramento gradual das escolas do 1.º ciclo com menos de 20 alunos", criticou a autarca. A presidente diz que a construção do equipamento, orçado em 1,715 milhões de euros, obteve parecer favorável da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) e consta da Carta Educativa do concelho, homologada pela ministra da Educação em 15 de Janeiro.

Estes "governantes" de hoje não leram os livros de História de Portugal. E passaram pela escola ...distraídos. Ainda não perceberam que o fecho de escolas deve ser uma medida política de último recurso, a evitar sempre.

Querer encerrar uma escola com mais de 20 alunos é uma medida, pedagógica, cultural, social e politicamente estúpida, seja qual for a justificação. Para além de que contraria uma política de mais de 800 anos de povoamento do território que, a bem da verdade, esteve afastada das cabecinhas dos nossos políticos nos últimos 34 anos.

Pôr nas mãos de uns boys (neste caso, um gepe qualquer) a decisão de encerrar escolas é uma loucura tão grave como colocar uma pistola nas mãos de uma criança de 6 anos. Vá lá, de 8 anos.
Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário