terça-feira, 23 de março de 2010

Avaliação A Cinco Mãos

Dei uma vista de olhos ao Projecto de decreto que vai regular a avaliação dos professores (estou de cama com gripe) e digo-vos que isto está cada vez pior. Anormal é a palavra que melhor descreve a "coisa".
Já aqui me pareceu que não podia sair grande coelho da lura aberta pelos sindicatos e pelo Ministério da Educação.
Vamos recapitular algumas das originalidades do "projecto"
- Os professores vão ser avaliados por um colectivo de 5 pessoas, sendo que apenas uma delas acompanha directamente o seu trabalho.
- Daqui resulta que o professor não vai ser avaliado pelo seu desempenho real, efectivo, mas pelos papéis que, de alguma forma, evidênciam esse desempenho.
- Mais grave, a avaliação do "desempenho" de cada docente pode ser totalmente diferente (e contrária) da que é proposta pelo docente que o acompanhou directamente (Relator).
- Os professores serão os únicos funcionários públicos avaliados por pessoas que, com eles, não mantêm qualquer tipo de contacto funcional.
-Para obter a classificaçlão mínima positiva (BOM) o professor tem de dar, pelo menos 95% das aulas (o que não acontecia com o "velho" modelo, bem mais benevolente)
- A entrevista entre avaliador e avaliado parece que vai ser gravada (nº 2 do artigo 22º) ou aberta a terceiros pois, só assim, o Júri poderá vir a saber ao certo quais foram as questões "suscitadas pelo avaliado".

Vou tomar o pequeno almço...

Reitor

2 comentários:

  1. Senhor Reitor,
    Quanto à questão dos 95% oara se ter Bom, está enganado. Pode ler no ECD (versão DL 15/2007 e DL 270/2009) no art. 46º "5 — A atribuição de menção qualitativa igual ou superior
    a Bom fica dependente do cumprimento de, pelo
    menos, 95 % das actividades lectivas em cada um dos anos
    do período escolar a que se reporta a avaliação."

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Questionador. Cai assim por terra a infalibilidade do Reitor.

    ResponderEliminar