quinta-feira, 25 de agosto de 2011

10 Perguntas, 10 Respostas.

Resposta a um pedido do Miguel Loureiro, do Contra, que está continuamente de férias... 

1 - Existe um livro que relerias várias vezes
Várias vezes? Não, nenhum.

2 – Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Vários. Os do Lobo Antunes, por exemplo.

3 – Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria?
No "resto da minha vida" não teria tempo para ler livros.

4 – Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Se gostava, li. Enfim, ainda não li o Differenz der demokritischen und epikureischen Naturphilosophie, mas vou ler. Prometo.

5 – Que livro leste cuja «cena final» jamais conseguiste esquecer?
Não me lembro de nenhuma em particular, excepto, há longos anos, o final de "Eurico, o Presbítero"

6 – Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual o tipo de leitura?
Sim. Devorava livros. Até aos 14, banda desenhada e tudo sobre "aventura", "exploração", narrativas históricas.

7 – Qual o livro que achaste chato, mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Muitos. Apenas li até ao fim aqueles que as funções, de estudante e profissional, exigiram.

8 – Indica alguns dos teus livros preferidos.
Indico-te apenas um, não que seja o meu "preferido", mas é o que prefiro para te ajudar, Miguel, a melhor veres o mundo: Se ainda não leste, lê este: "A sociedade aberta e seus inimigos" K. R. Popper.
Se me disseres que já leste, então digo-te que não aprendeste nada.

9 – Que livros estás a ler?
Winston Churchill, de Sir Martin Gilbert
10 – Indica 10 amigos para responderem a este inquérito.
Nem penses. Também queres que os incomode durante as férias?


Reitor

4 comentários:

  1. Reitor
    Obrigado pela surpresa das respostas, pena que tenhas quebrado a cadeia e não sei se vais ter azar com o facto...
    Eu sempre estive de férias, porque sempre fiz o que gosto, ou gostei sempre do que fazia e faço, mas agora estou reformado (desde julho e com 2 anos a mais, ainda a "gozar", ou a reaver o investimento que fiz durante 39 anos com descontos para a CGA. Não penses que preciso que alguém no ativo trabalhe para mim, por enquanto, a não ser que o PPC compre mais uns tarecos à Sra. Merkel.
    Para entenderes o mundo atual, aconselho-te também a ler os Contrafogos do Pierre Bourdieu, para "adivinhares" o futuro, sem grandes exercícios mentais, ou prémunições...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Escassa leitura, no concreto.
    Mas sempre se evitam coisas como as do Chopin, caro Reitor2 (não me parece o original, esse certamente se lembraria dos livros que leu).

    :P

    ResponderEliminar
  3. Ok. Não tenho saída.
    Eu abaixo assinado admito como hipótese plausível que o Paulo Guinote tenha lido mais livros do que eu.

    ResponderEliminar
  4. ESte reitor é um convencido. É uma espécie de lata com um rótulo sugestivo mas quando a abrimos, fede.

    ResponderEliminar