terça-feira, 30 de agosto de 2011

Só Não Chora Quem Não Tem Coração

Bom dia.
Veja como vão fazer falta os funcionários da DREN. Quando ligamos para eles nunca estão, agora que se vão embora até têm tempo para citações.
A.C.


De: Olívia Santos Silva (DREN) [mailto:olivia.silva@dren.min-edu.pt]
Enviada: segunda-feira, 29 de Agosto de 2011
Para: lista.escolas@min-edu.pt


Assunto: Tudo o que chega (mesmo o fim de uma carreira), chega sempre por alguma razão... (Fernando Pessoa)

Não gostaria de ser homem ou de ser mulher se a impossibilidade de mudar o mundo fosse algo tão óbvio, quanto é óbvio que aos sábados precedem os domingos.


Não gostaria de ser mulher ou homem, se a impossibilidade de mudar o mundo fosse verdade objectiva que puramente se constatasse e em tomo de que nada se pudesse discutir.

Gosto de ser gente, pelo contrário, porque mudar o mundo é tão difícil quanto possível. É a relação entre a dificuldade e a possibilidade de mudar o mundo que coloca a questão da importância do papel da consciência na história, a questão da decisão, da opção, a questão da ética e da educação e seus limites.


A educação tem sentido porque o mundo não é necessariamente isto ou aquilo, porque os seres humanos são tão projectos quanto podem ter projectos para o mundo. (…)


O que não é, porém, possível é sequer pensar em transformar o mundo sem sonho, sem utopia ou sem projecto.

As puras ilusões são os sonhos falsos de quem, não importa que pleno ou plena de boas intenções, faz a proposta de quimeras que, por isso mesmo, não podem realizar-se. A transformação do mundo necessita tanto do sonho quanto a indispensável autenticidade deste depende da lealdade de quem sonha às condições históricas, materiais, aos níveis de desenvolvimento tecnológico, científico do contexto do sonhador. Os sonhos são projectos pelos quais se luta. A sua realização não se verifica, facilmente, sem obstáculos. Implica, pelo contrário, avanços, recuos, marchas às vezes demoradas. Implica luta.
Paulo Freire, São Paulo, 26 de Abril de 1996.


Por esta luta e com esta crença sonhei e vivi, com contentamento e sem esmorecimento, o meu projecto profissional.

O meu mais profundo agradecimento a todos os que comigo o partilharam, os que nele participaram, com ele se comprometeram, à sua concretização ajudaram.



Uma luta, doutora Olívia, que chegou ao fim sem que o projecto profissional! estivesse concluído. Uma pena.
Como diria o poeta "... as puras ilusões são os sonhos falsos de quem... "

Um bem haja a quem tanto sonhou.

Para o caso de ainda ter as dúvidas do Paulo Freire, aconselho estas leituras, para começo de conversa, claro.



Reitor

1 comentário: