quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Um Gestor de Excelência ou os Efeitos do Seguidismo

Vai um cidadão, calmamente, com a respectiva família, almoçar em dia de Carnaval a um restaurante de referência do Guia Boa Cama e Boa Mesa.
Quem é que encontra na mesa ao lado este pacato cidadão?
Não. Essa Não. Essa deve estar a dirigir o corso em PAredes de Coura.
Encontra um velho amigo das noitadas universitárias que, não tendo mais nada para fazer - palavras deles - foi para professor.
E lecciona numa escola de Vila Nova de Gaia de que, sinceramente - já não lembro o nome.
Segundo este companheiro de fados, no agrupamento de Escolas de Canidelo, também em V.N. Gaia, foi eleito Director um padre de Moimenta da Beira.
- Um padre? De Moimenta?
- Ó pá se não é padre é professor de moral.
Está ligado à religião, disse-me ele, e segundo consta tem concorrido aos concursos para director de escola, abertos em várias escolas do interior do país.
Ainda contrapus que a sua eleição se devia, certamente, ao facto de não ter concorrido mais ninguém. Na expectativa de que...
- Nem penses, o novo director do Agrupamento de escolas de Canidelo concorreu contra duas professoras da escola e um professor há anos destacado na DREN.
Gargalhada até à lágrima.
Não me surpreende que seja altamente improvável um candidato ligado à DREN chegar a Director por eleição. Até estranharia que lá chegasse, dados os tropeções na democracia e na gramática que a Margarida “Popota” Moreira tem dado.
Agora, muito me admira que candidatos da própria escola percam eleições contra um professor caído do céu, digamos assim.
A menos que… A menos que sejam já efeitos das contra-medidas lançadas pelos Conselhos Gerais contra ex-presidentes do conselho executivo, mais papistas que o Papa, em favor da avaliação. Seria bem feito.
Alguém pode confirmar estas notícias? Garante-se sigilo.
Reitor

2 comentários:

  1. Ó reitor, estes senhores andam com trampolins potáteis. Um diácono que chegou lá à escola para dar "a moral" logo foi nomeado administrador da plataforma moodle. Durante dois anos nada fez na dita mas agora anda a dar formação para a plataforma aos profes que pagam 70 euros.Está todo contente que o patrono que arranjaram para o agrupamento - o "beato" Nuno Álvares Pereira - vai ser promovido a santo. Já lá está a santificação prometida na abertura da plataforma. E já percebi que para o ano vai também ser o dono da biblioteca. Este vai-se governando assim (pouco tempo está na escola, deve acumular com diaconices ) e por isso não se deve ter lembrado de concorrer a diretor.

    ResponderEliminar
  2. os resultados foram:
    16-novo director
    4-actual presidente
    1-professora da escola
    0- candidata da DREN

    ResponderEliminar