terça-feira, 17 de junho de 2008

Gosto de Rico Em Casa de Pobre

O Primeiro- Ministro foi à Escola Secundária André Gouveia em Évora fazer mais um daqueles números. E como a vaidade precede a queda, lá se espalhou ao comprido:

"No desenvolvimento tecnológico de Portugal, a escola ficou sempre um pouco para trás e só se desenvolveu mais tarde. Pois eu quero, com este Plano Tecnológico da Educação (PTE), que a escola pública em Portugal esteja na linha da frente do desenvolvimento tecnológico", assegurou"

Nada mais errado: a escola pública portuguesa é, há longos anos, um dos melhores e tecnologicamente mais evoluídos serviços públicos: A escola portuguesa esteve e está, tecnologicamente, à frente dos hospitais, repartições de finanças, segurança social, tribunais e tantos outros serviços públicos: no uso alargado de PCS, no acesso e utilização da net e das tecnologias de comunicação, no uso de software de gestão... Acresce que é também uma organização inovadora por excelência, ao contrário da maioria dos serviços públicos

E continuou a ladainha, aproveitando-se do exemplo dos outros para, má sorte a nossa, o querer aplicar a todas as escolas. Mais uma medida uniformizadora que servirá, apenas, para enriquecer umas dezenas de empresários boys.

"Viemos apresentar o vosso exemplo como um exemplo que vai ser replicado em todas as escolas",
Mas, será que as todas as escolas querem seguir este exemplo?
Será que os quadros interactivos trazem alguma mais-valia ao ensino, nomeadamente à qualidade do ensino?
Será que as prioridades de Portugal devem ser as maquinarias ou o combate ao insucesso e ao abandoono escolares?
Ricos-pobres é o que somos.

É uma pena continuar a haver escolas sem "responsáveis". O Liceu de Évora também não os tem, pelo menos que se veja na sua página.
Reitor

1 comentário:

  1. A publicidade governamental é imparável. A par da e-escola esta é outra falácia do plano tecnológico.

    100% de tecnologia + 0% de motivação = 50% de nada.

    Parabéns pelo espaço de informação.

    Ricardo.

    ResponderEliminar