sexta-feira, 6 de junho de 2008

As Boas Ideias Não Precisam de Propaganda

Conhecidos finalistas do concurso de ideias “Escola Empreendedora”
A Câmara Municipal de S. João da Madeira, com o apoio da GesEntrepreneur, está a promover o projecto “Empreender Não é Secundário” nas Escolas Secundárias do concelho, iniciativa que pretende criar um verdadeiro ‘ecossistema’ potenciador do Empreendedorismo.
Neste âmbito, a autarquia lançou um concurso de ideias para incentivar os alunos a elaborarem mini planos de negócios, tendo como principais enfoques a criatividade e a inovação, assim como a ligação às áreas estratégicas da cidade.
Terminado o prazo para a entrega dos projectos, os dez finalistas foram seleccionados, no dia 29 de Maio, pelo júri, constituído por Álvaro Gouveia, presidente do Clube de Empresários de S. João da Madeira, Octávio Soares, representante da Direcção Regional da Educação do Norte, e Dilma Nantes, vereadora da Câmara Municipal. Os “eleitos” vão submeter-se de novo a uma avaliação, em data e local a anunciar em breve, com vista a determinar as três ideias vencedoras.
Da Escola João da Silva Correia, foram seleccionados para a final “Alegrar e Conquistar” (Liliana Vieira, Diana Campino, Vânia Silva e Andreia Oliveira) e “Fábrica do Tio João” (Cátia Reis, Isabel Santos, Ana Filipa Duarte e Diana Costa). Da Oliveira Júnior, estão entre os finalistas os projectos “Parque em Movimento” (Vítor Graça, João Mota e Ana Vaz) e “Aventur’arte” (Carla Barros, Adriana Sousa e Emanuel Silva).
Do Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado passam à fase final os projectos “MS&MB” (Rosário Alves e Liliana Silva), “BT 3 Design” (Bruno Cardoso e Tiago Silva) e “Sentidos” (Verónica Vieira). Já o Centro de Educação Integral
estará representado por “Domilavagens” (José Costa, Daniel Ferreira e Jorge Neves), “Pankitch” (Marta Tavares, Mariana Lei e Carolina Silva), “The Obesity Center” (Catarina Caetano, Rita Amorim, Francisca Fernandes e Patrícia Silva).
A iniciativa “Escola Empreendedora”, englobada na estratégia da autarquia para a competitividade, teve início no passado mês de Novembro com acções de formação que envolveram cerca de 30 docentes de escolas públicas, privadas e do ensino profissional da cidade. Desde Janeiro de 2008, esses professores estão a ministrar aulas de empreendedorismo a 700 alunos do ensino secundário. A adesão das turmas tem sido bastante positiva, esclarece nota camarária, com os estudantes a terem a oportunidade de colocar questões, enfrentar desafios e explorar novas ideias.

Por aqui talvez se chegue a algum lado: ideias, inovação, oportunidades, desafios à inteligência e ao empreendedorismo. Nota positiva a Castro Almeida e vereação.

Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário