segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Mistério Do Verdadeiro Custo Dos Alunos Nas Escolas Públicas

Cálculo do custo por aluno no Agrupamento Frei Gonçalo de Azevedo


No agrupamento de escolas públicas Frei Gonçalo de Azevedo, um aluno custou em 2009 a módica quantia de 3.979,79 euros. Um pouco acima dos 3.735,58 euros anunciados pelo M.E. Tudo números redondinhos e que não incorporam todas as parcelas, como bem nota o Ramiro neste poste.
Por que não publica o Governo os custos por aluno de todas os agrupamentos de escolas públicas?
Assim deitaria por terra o maior dos argumentos apresentados em defesa das escolas privadas.
Mistério!
Reitor

2 comentários:

  1. Em todo o caso, os privados recebiam 4400 euros por aluno. Um exagero atendendo ao que recebem as públicas.

    Mais, o estado para despesas de funcionamento dá as privadas um valor que pode ir até 34% do custo por aluno. No público é a miséria que se vê nesse orçamento.

    ResponderEliminar
  2. Não é verdade que os privados recebam TODOS 4400 euros por aluno. Eu conheço bem uma escola em contrato de associação em que, contabilizando, TODOS os custos, o aluno custa, em média 4100 euros.
    Não é honesto julgar todos da mesma forma. Tal como há escolas do Estado onde o aluno, por ano, custa mais de 8 000 euros, também há escolas com contrato de associação com custos mais elevados, mas não conheço nenhuma com custos que cheguem a 8 000 euros ... e no estado há casos desses.
    Mas a questão essencial é: queremos ou não envolver as famílias no processo de formação dos mais jovens? Se sim, então demos a todos as condições para escolher. A começar pelos mais pobres. Os ricos podem sempre escolher.
    Serano

    ResponderEliminar