quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dizer o Óbvio Em Favor Da Liberdade

Marçal Grilo

"Existem duas escolas no mesmo sítio, uma é pública e outra privada. Como apoiá-las? Se a escola privada tiver uma avaliação melhor do que a pública, feche-se esta [pública] e deixe-se a privada", disse numa conferência na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

Segundo o antigo ministro de António Guterres (1995-1999), "é este o conceito de serviço público de educação". "Não é saudável confundir serviço público de educação com a escola pública e, em Portugal, há muita gente que o faz", advertiu

Quer extinguir-se a escola privada, pondo uma escola pública ao lado e depois diz-se que há lugares na rede estatal. Isso é um erro crasso.

O cumprimento da lei exige que o Estado não construa escolas públicas ao lado de particulares e que, se o fizer, respeite integralmente a obrigação de continuar a pagar os contratos de associação durante cinco anos.

Em Coimbra, há excesso de oferta e eu ofereci-me para fazer um estudo sobre o custo da escola privada e pública no concelho. E fechava-se a mais cara. Não quiseram...

Sim (o ensino particular é mais barato). Fiz um estudo, há 30 anos, que provava isso. Não acredito nada nesses estudos sobre os custos no ensino público.

Obviamente:
1 - Educação Pública é diferente de Escola Pública
2 - É um erro o Estado construir escolas públicas ao lado de escolas privadas já existentes
3 - Só precisamos de boas escolas. O Estado deve apoiar as melhores escolas (ou seja, as preferidas pelos alunos).
4 - O Estado não quer que se saiba o custo da Escola Pública
5 - O Estado gasta mal o nosso dinheiro. A educação nas Escolas Públicas é mais cara que nas privadas.
Aqui ao vizinho do lado talharam-se-lhe os dentes ao ler estas coisas tão liberais. Na falta de melhor argumentação repristinou um excelente artigo de GOL e EMG no EXPRESSO, que, bem lá no fundo diz o mesmo: as escolas públicas e privadas concorrem livremente, competindo aos cidadãos escolher aquelas que proporcionam, no seu juizo, uma formação de pessoas (jovens alunos) "livres, autónomas, criativas, empreendedoras, cultas, responsáveis e que disponham de um quadro de referência...."
Tão simples como isto.
Reitor

1 comentário:

  1. Escola pública... escola privada...Escola pública... escola privada...Escola pública... escola privada...blá blá blá...Escola pública... escola privada...Escola pública... escola privada...

    Sempre a mesma conversa. Só uma coisa se mantém. A definição de público e de privado.
    O público é de todos, o privado é só de alguns. Que o paguem!

    O resto é conversa.

    ResponderEliminar