domingo, 10 de julho de 2011

Não Achas Ques Estás a Cegar?


Que interessa aos professores que o ME venha dizer a ADD será suspensa a partir de 31/12/2011?
Os professores já sabem que este modelo de ADD morreu, faltando apenas fazer-lhe o funeral.
Não há nenhum professor no país que não saiba que não haverá mais nenhuma ADD com base no actual modelo de Add.

A única forma de o ME "tranquilizar os professores" é enterrar hoje, que ontem já era tarde, o processo de add em curso. Nuno Crato deveria dizer já (e não esperar que seja a Assembleia da República a dizê-lo) que revoga o actual modelo de ADD (decreto-regulamentar n.º 2/2010) e que todos os professores serão avaliados por "apreciação intercalar", tal como constava da proposta do PSD/CDU/BE, aprovada em Março último. Desta forma atingia três objectivos fundamentais para a governação do ME:
1 - eliminava o bicho que tanta peçonha tem lançado nas escolas e entre os professores.
2 - desmuniciava as comunidades escolares (enfim, os professores, é claro) para a "agenda reformista" que aí vem e que é, de facto, o que interessa.
3 - cumpria a palavra dada (se não por ele, pelo PSD) e marcava desde logo uma base de confiança na relação com  os professores que perduraria por anos.

Portanto, meu caro, Nuno Crato tem boas ideias, tem uma agenda liberalizadora q.b. (por razões que te poderei explicar depois, prefiro alimentar a ideia de que a agenda do Crato é liberalizadora e não, apenas, reformista.) que só pode fazer bem à educação e ao pais.

Portanto, meu caro, se Crato queria ganhar a confiança dos professores (e ainda não a ganhou) já deveria ter dito que o Governo revogava o decreto-regulamentar 2/2010.

Se ainda quiser ganhar essa confiança e libertar-se dos escolhos ideológicos que lhe vão lançar no caminho, só tem uma coisa a fazer já: aconselhar o PPC a dizer aos deputados para votarem a favor da proposta dos comunistas, tal como fizeram em Março. Não, não é necessário que todos votem. Que fiquem no hemiciclo apenas os necessários para fazerem uma maioria com os da CDU e do BE. O povo perdoará aos que se ausentarem dos trabalhos.

Coerência. Coerência.


Reitor

1 comentário: