quarta-feira, 20 de julho de 2011

Cartas Fenixianas Interceptadas Por Mero Acaso e Sem Autorização Do Presidente Do Supremo

...
Uma Coordenadora fénix ensina estratégia aos membros da sua equipa:

«Com a nomeação do novo Ministro da Educação, um combatente fervoroso do "eduquês", como muitos insistem em classificar este(s) projecto(s), a Dra. Luísa está em pânico, com certeza.
A prova está no facto de, pela primeira vez desde que a conheço, ter passado três dias (os três últimos, de dia 15 a dia 18) sem publicar o que quer que seja no seu blogue Vox Nostra. Precisamente os três dias em que se conheceu a composição do novo Governo de Passos Coelho e, consequentemente, o próximo Ministro da Educação.
A escolha de Nuno Crato não podia ser mais do seu desagrado, sobretudo quando se aventavam por aí nomes tão favoráveis como o próprio José Matias Alves, António Nóvoa, Joaquim Azevedo  e até Santana Castilho.
Então,  dizia eu, a ausência de publicações no Vox Nostra é reveladora de algum mau estar. É sim senhor, principalmente se prestarem bem atenção ao "post" que põe fim ao jejum desses três dias e que abaixo vos transcrevo: um verdadeiro hino ao Projecto Fénix, na palavra de uma coordenadora de escola. Que estratégico!
A Luísa tem razões para ter medo, ou afinal as metas de sucesso impostas às escolas Fénix, pela DGIDC, até são muito mais elevadas do que as próprias metas do PROGRAMA EDUCAÇÃO 2015  do ME, justificando o grau de exigência do Projecto?!?
O problema, a partir de agora, será Nuno Crato, a sua desconfiança nestes projectos e a sua fé na Doxologia, para além da sua necessidade de poupar quase 200 milhões de euros na Educação, a curto/ médio prazo. Ainda assim, por falta de tempo para deitar mão a tudo, havendo questões muitíssimo mais prioritárias a requerer a atenção do Ministro, acredito que o Projecto Fénix terá mais um ano de existência. UM ANO APENAS!
Saliento que o que acabei de escrever não passa de uma dose de “achismo” pessoal, para usar o lugar-comum imbecilizante que está a vulgarizar-se entre os comentadores que pululam nos media portugueses.
Cá para mim, a Luísa respira diferente, sente diferente e não voltará a ser a mesma. O pior é que nós também não!»

Uns diazitos depois (depois dos comes & bebes), mais umas inconfidências da coordenadora:

«O Crato é mais "sopinha de massa" do que parece na TV.
O Crato gosta do Projecto Fénix, que elogiou muito.
O Crato já tinha reunido em particular com a Luísa de Beiriz. Ela é boa evangelista.
PALPITE/ ILAÇÃO (com 95% de probabilidade de sucesso, "penso eu de que"): O Crato vai deixar o Projecto Fénix prosseguir (pelo menos no próximo ano)».

De fónix para fénix: sinceramente, acho que sim. Acho que é provável que o Nuno Crato se deixe enganar por estratégias manhosas de manutenção de projectos palpitantes, mesmo conhecendo a sua fé na doxologia! Aleluia!


Reitor

1 comentário:

  1. Eu recebi parte da mensagem que transcreve no seu texto. Veja no seu mail
    A.S.

    ResponderEliminar