quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Querida Isabel, serás tu Ministra no próximo ano lectivo?

O 3.º ciclo do ensino básico terá um novo currículo já a partir do próximo ano lectivo, anunciou ontem a ministra da Educação, Isabel Alçada

É óbvio que qualquer mexida no currículo do Ensino Básico é positiva. Mesmo que se trate, apenas e tão só, de exterminar - palavra bem pensada para descrever a questão - as área de projecto, estudo acompanhado e formação cívica. Bastava passar a tesoura por estas "formações" para aliviar os alunos de doses diárias de banha-da-cobra e se melhorar o ensino.

O que me preocupa, Isabel, é o facto de ainda não teres conseguido resolver o problemazinho da Avaliação e da Revisão do ECD e já anunciares mexidas nos currículos ...no próximo ano lectivo!
Não achas que te estás a adiantar?
É que alguns professores - os mais cínicos, obviamente - poderão cogitar que, com anúncios de medidas salvíficas para um futuro incerto estás é a admitir o fracasso na tua acção presente.
Ou, para utilizar uma terminologia aventureira: como não sabes o que fazer para resolver a magna questão da Avaliação dos professores e salvares o Sócas, o P.S. e o P.S.D. do atoleiro em que se meteram, lanças uns foguetes ao ar e anuncias uma grandiosa festa ...para o ano.
Claro, contraporás, que poderias ter prometido um aumento de ordenado de 500 euros para 2050. Só que, neste caso, ninguém te levaria a sério.
Estou em crer, Isabel, que tudo bateria certo se os professores adormecessem, assim, de repente. O problema é que os professores não dormem.

Reitor

3 comentários:

  1. Reitor!
    Lê o post que acabei de publicar sobre a reforma curricular anunciada. Está em preparação uma bomba curricular que vai dar cabo do que resta.

    ResponderEliminar
  2. Mas o que é que resta? Será que o que resta presta?

    ResponderEliminar
  3. Reitor,

    Não deixe de ver os novos membros do CNE:

    http://dre.pt/pdf2sdip/2009/12/246000000/5162351623.pdf

    ResponderEliminar