sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Procura-se Amo


O Conselho das Escolas apresenta várias soluções para o problemas da Educação e do Ensino em Portugal. As mais importantes podem ser sintetizadas com se segue:

O Cúmulo da hipocrisia:
"O Conselho de Escolas "não vai imiscuir-se em nada que seja do âmbito sócio-profissional", matéria que diz respeito às organizações sindicais, disse Álvaro Almeida dos Santos". O CE sempre se intrometeu nas questões de âmbito sindical. Aliás, até se quis substituir aos sindicatos. Com a ADD teve de colocar a viola no saco e retroceder em toda a linha. Já não se limpa.

O papagaio do Valter:
"Se temos uma competência histórico-geográfica para desenvolver com os alunos, não precisamos de ter uma disciplina de História e outra de Geografia. Poderão juntar-se". Como a vizinha que sai no 5º andar é rapariga da minha geração e reside no mesmo prédio que eu, também lhe vou propor que nos juntemos...

A cegueira de quem não percebe népia da "poda":
"Em vez de termos ´x´ tempos de horas definidas por semana, podemos ter um modelo anual ou semestral para alcançar os objectivos. O importante é ser mais eficaz, proporcionar uma maior qualidade. Os caminhos poderão ser diferentes para lá chegar". Traduzindo: os alunos vão à escola quando quiserem desde que no fim do ano tenham "x" ou "y" ou "z" horas de escola

O embasbacamento dos saloios:
"O importante, sublinhou, é que a nível do Ensino Básico se consigam desenvolver as oito competências-chave definidas pela União Europeia: comunicação na língua materna e em línguas estrangeiras, competência a Matemática e competências básicas em Ciências e Tecnologia, competência em Tecnologia Digital, Aprender a Aprender (ter competências para aprender sempre), competências sociais e cívicas, espírito de iniciativa e empreendedorismo, conscencialização da identidade cultural e a sua expressão". Como o CE não sabe a quantas anda, nem tem soluções para melhorar - nas palavras de Graça Moura - a "porcaria" que as suas escolas e os seus pedagogos ajudam a fazer há anos, olha de rompante para o que se faz na UE e copia para Portugal.

Ide prestar vassalagem à Ministra e fazei como diz o vosso presidente: nada de emitir pareceres formais (que dão um trabalho do diabo).

Dêem a vossa opinião como fazem quando se encontram no café, puxem o lustro à "Sorrisos". Besuntem-na com salamaleques e não se macem muito.
Assim, pelo menos, não farão asneira nem prejudicarão as escolas.

Reitor

1 comentário:

  1. É a primeira vez q aqui venho. Estou deliciada. Parabéns para si! Virei cá mais vezes...

    ResponderEliminar