quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Paradoxo Dos Fingidos

Estava eu entretido a ler esta notícia , compungido com as lágrimas que vertia o Valentim Loureiro, quando reparo neste pormenor: o Augusto SS era o cabeça da lista chuchalista à Assembleia Municipal de Gondomar. Coitados dos gondomarenses. Já não lhes bastava o Valentão ainda tinham que se aguentar com o SS, pensei cá com os meus botões.
Mas ainda havia uma surpresa...

Augusto Santos Silva, que liderava a candidatura socialista à Assembleia Municipal (AM), não esteve presente na tomada de posse, o que inviabilizou a sua eleição para a presidência da mesa da AM. O novo presidente da mesa da AM é José Matias Alves, do PSD

O SS faltou à reunião e, como não havia mais ninguém com peso institucional e político, quem é que os ilustres parlamentares municipais haveriam de escolher para presidir às sessões da Assembleia?

Puxaram tanto... pela cabeça que, finalmente, emergiu um NOME capaz de colher os votos da maioria e para presidir aos trabalhos do órgão.

O nome do escolhido não poderia ser outro que não o do ilustre professor José Matias Alves, sim, esse mesmo, o professor dos afectos, cujo mérito pessoal, político, social e profissional eram mais que suficientes para presidir à coisa. A sua fama antecedia-o e tenho dúvidas que o SS fosse capaz de concitar mais apoios.

Os professores de Gondomar e, porque não dizê-lo, de Portugal têm agora uma voz forte que os defenderá na Assembleia Municipal. Sim, sim, claro que os defenderá até ao primeiro rugido do Valentão. Depois logo se verá.

Acontece, contudo, que este escrito não tem por fim elogiar a inteligência do professor José Matias Alves. Aliás e a bem da verdade, nem ele o consentiria.

A ideia deste escrito veio-me à cabeça, digo, brotou na minha mente devido ao facto de, objectivamente, estarmos perante um paradoxo. O paradoxo dos fingidos.

E o paradoxo dos fingidos pode ser fixado da seguinte forma:
Há alguma possibilidade de um partido em minoria (6 membros) eleger o Presidente de um órgão constituído por 45 membros.

Há duas respostas para o paradoxo, qual delas a mais paradoxal.
A primeira e óbvia resposta seria: não é matematicamente possível que 6 votos tenham mais poder que os restantes 39.
A segnda resposta, não tão óbvia por certo, também seria não. Não é possível que o senhor professor Matias fizesse um cozinhado com o SS e os chuchalistas para apear da Assembleia o espantalho que o Major lá queria colocar.

Seria aliás, impensável que o professor - homem honrado e justo e às direitas, que concorreu pelas listas do PSD e do CDS - fizesse um acordo com o SS para este não ir à reunião (e assim não perder uma votação) abrindo espaço para que ele - professor dos quatro costados - emergisse como eleito.


Reitor

3 comentários:

  1. Não venho aqui opinar sobre a natureza do post que percebi bem.
    Apenas gostaria de esclarecer aí uma questão: se o PSD de Gondomar obteve maioria absoluta na Assembleia Municipal ( facto que desconheço e nem me interessa), nunca o Santos Silva seria Presidente desse Orgão. E, a ser assim, se o professor José Matias Alves concorreu como 1º na lista para a Assembleia Municipal, só poderia ser ele o presidente. Ao Santos Silva caberá ser o porta-voz do partido, ainda que os deputados do PS ( ou outro partido) possam obviamente fazer intervenções.
    Caso o partido ganhador tenha obtido uma maioria relativa e indo a sufrágio a eleição do Presidente da AM, pode acontecer que os restantes partidos escolham outro deputado, nomeado em 1º lugar nas diferentes listas dos partidos e aí o Presidente já pode ser outro.
    Nem sou do PSD, informo, mas não me parece que o prof Matias Alves tenha servido de tapa-furos do Santos Silva. O seu a seu dono.
    Estes são os procedimentos normais que se verificam na eleição e nomeação para o mais importante Orgão Municipal.

    J. Abreu

    ResponderEliminar
  2. Caro J. Abreu
    1º - O P.S. é o partido com maior número de elementos na Assembleia Municipal de Gondomar
    2º - Sendo o Partido com mais elementos, o mais provável seria que o Presidente saisse das suas fileiras.
    2º - O SS poderia ser eleito Presidente da Assembleia Municipal e manter-se como Ministro.
    3º - O que é altamente improvável é o 3º partido mais votado (coligação PSD/CDS) conseguir eleger o Presidente da Assembleia -Prof. Matias - sem ter havido negociata. Com os chuchalistas, obviamente.
    Mas, talvez o professor Matias possa explicar melhor a "cumplicidade" de que fala no seu post
    De qualquer forma, é incomparavelmente melhor para qualquer gondomarense ter o professor à frente do órgão que o SS. Livra

    ResponderEliminar
  3. Ok, ou seja, o PS ganhou na Assembleia Municipal e, sendo assim, será já curial a análise que o reitor faz. Como eu referi no meu post, desconhecia os resultados eleitorais no Concelho de Gondomar, aliás, nem sei qual o partido mais votado para a Câmara. Embora seja muito pontual, pode acontecer que a Assembleia Municipal e Câmara tenham "colorações" diferentes.
    Quando tentei esclarecer no meu post anterior, fi lo na qualidade de ex presidente de uma AM, apenas.
    Cumprimnetos

    J. Abreu

    ResponderEliminar