quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Algo Me Diz Que Chove Sobre Os Foguetes

Os defensores do acordo entre o P.S.D. e o P.S. para aprovação da Recomendação sobre o ECD e a Avaliação dos professores tardam em soltar o fogo de artifício. Será que o deixaram à chuva?
Até agora só se viu um macaco aos pulos. O General soltou-o para comemorar a grande vitória dos professores: o "Ministério da Educação vai eliminar a divisão da carreira docente". Cá pra mim vai ficar exausto antes da festa.
Ainda estive para perguntar ao nosso General porque exultava ele de alegria com a notícia. Então, já não se sabia que ia acabar a divisão entre titulares e professores desde o debate parlamentar da semana passada? Não era isso mesmo que constava da proposta do PSD aprovada na Assembleia e, antecipadamente, defendida pelo Guinote?
Por que tardam as faixas?
Porque há muito se percebeu que a vitória dos professores era uma "vitória Pírrica". Daquelas que não dá pica comemorar.
Porque há muito se percebeu ser uma derrota para os professores a validação pelos sindicatos e pelo PSD de

"Uma lei má, iníqua, de resultados pedagogicamente criminosos, [que] devia ter morrido às mãos do parlamento. Por imperativo da decência, por precaução dos lesados, por imposição das promessas de todos." Santana Castilho

Os professores perderam. Mesmo a curta e cada vez mais improvável "vitória" da eliminação da divisão da carreira, há-de sair-lhes cara. E da carteira.
As primeiras granadas começaram a cair. Estão a cair em campo vitorioso: precisamente sobre o campo do Mário "Caridoso" Nogueira, que só agora percebeu que "Sorrisos" não rima nem nunca rimou com "Seriedade".
Mas há mais faixas para cair. Especialmente sobre aqueles que, parafraseando o destemperado Santana Castilho, se alistaram na ala dos que trocam os princípios de uma luta pelo pragmatismo de um lance.
Aguardemos pelas faixas então...

Reitor

3 comentários:

  1. Ainda não entedi a sua posição. Se calhar estou aprecisar de meter baixa para ir...ao psiquiatra.

    ResponderEliminar
  2. Também não percebi...
    Vinha aqui ler o Reitor mas, sinceramente, escreve alguns posts a que eu chamo de advogado do diabo e parece ter uma predilecção pelos opostos.
    Um azedume inusitado...serão ciúmes do PG???
    Isto nem é de homens.

    ResponderEliminar
  3. óh senhor reitor,
    não sou seu leitor assíduo, mas vim cá parar por uma referência noutro sítio (somei dois mais dois, porque não estava lá nenhum link).
    então não é que o senhor continua aos tiros e, fingindo que dispara para todo o lado, continua a fazer uma barreira cerrada à esquerda, tentando abater quem é firme e consequente, para deixar fugir alguns melros que, esses sim, negoceiam por baixo da mesa e passam a aparecer à frente nas fotografias.

    ResponderEliminar