terça-feira, 24 de novembro de 2009

Livro De Instruções E Manobras Para Escolher A Escola Dos Filhos

"Alugam casas por semanas, simulam divórcios, pedem à avó que fique como encarregada de educação. São várias as manobras a que os pais recorrem para matricular os filhos numa escola que não a da respectiva área de residência"
"Em Portugal, há anos que as histórias de pais que forjam moradas para conseguir que os filhos entrem na escola da sua preferência circulam nos corredores dos estabelecimentos de ensino de todo o país. Muitas vezes com a cumplicidade da própria escola"

Ver o resto das manobras neste excelente texto de Natália Faria.
Este é o verdadeiro retrato da "Escola Pública" portuguesa. Um Escola para os mais poderosos e para os que têm "conhecimentos". Uma Escola da "cunha", das "manobras", da mentira e da falsificação.
Uma Escola que, desde petizes, nos ensina as regras da segregação social. Neste caso, segrega-se consoante a rua e o nº da porta.
E o Estado português, ao invés de dar liberdade aos pais para escolherem a escola dos filhos - única medida que favoreceria a igualdade, promoveria a liberdade e a melhoria do serviço público de educação - deu-nos um Valter "Excesso de Faltas" Lemos que seguiu o único caminho que sabe seguir: em noite de diarreia obrou mais um despacho contra a sociedade aberta.
Já não é apenas a morada a impor a escola que as crianças devem frequentar. São mais 7 as normas que os pais - mais ricos e mais "informados" - podem utilizar para ludibriar o Estado e fazer pouco da sociedade. (E, cara Natália Faria, estas normazinhas não se aplicam apenas aos alunos do ensino básico. Também se aplicam aos do secundário).
E porque não podia faltar, o amigo Alvino também largou uma ventosidade:

"O problema está diagnosticado mas tem os danos controlados. Antes do despacho, predominavam as cunhas", relativiza Albino Almeida, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap).

Ó Vino num nos inganes: antes do despacho não eram necessárias tantas cunhas.
Por falar em cunhas, Vino, queria ler a tua "agenda parental" mas faltam-lhe algumas páginas (como sabes, ainda não colocam papel higiénico nos WC públicos). Será que me podes oferecer uma cópia. Obrigado.

Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário