terça-feira, 13 de janeiro de 2009

A "Inducadora"

"Português Suave (sem filtro)"

A inenarrável directora regional de Educação do Norte, famosa pela desabrida forma como tratou um professor que terá dito uma graça sobre "o primeiro-ministro de Portugal", entendendo, em contrapartida, que encapuzar-se e, em plena aula, apontar uma pistola de plástico à cabeça da professora já é só uma brincadeira de mau gosto, voltou à ribalta, e de novo pelas melhores razões: um ofício dirigido às "suas" escolas sobre o não menos famoso "Magalhães", que a doutora (do latim "doctor", aquele que ensina) redige numa língua inédita, vagamente parecida com o português. Algumas passagens do documento são verdadeiros clássicos do português técnico, versão Ministério da Educação. Repare-se, por exemplo, neste naco de prosa: "O pagamento dos Magalhães, nos casos em que a isso os pais sejam obrigados, estão a receber informação por sms devendo, em todas, constar a entidade 11023". Mas o resto, designadamente a inovadora técnica de pontuação que é pegar em vírgulas e atirá-las ao ar a ver onde caem, não é menos esclarecedor do nível hoje exigível para se ocupar um alto cargo educativo em Portugal. António Pina, no JN de hoje

Vejam mais pérolas aqui:
"Determino:
...
3. Os perigos de intempérie, inusitados em alguns concelhos, estão circunscritos, no momento, à segurança na estrada dos nossos alunos (gelo);

Bem sugere o Director-geral: entende-se melhor esta inducadora se falar em castelhano, mesmo macarrónico...
Reitor

4 comentários:

  1. Isto é para rir ou para chorar? Fiquei confusa...

    ResponderEliminar
  2. Deve ser a/o mesmo que escreveu o 2/2208, porque escreveu assim..."Uma avaliação dos professores justa, séria e credível (...)".
    Por isso acho que nem devíamos dar resposta a tal legislação. Pelo menos eu não sei quem são os "professores justa" :-))))

    ResponderEliminar
  3. O nível exigido para os cargos é mesmo esse - os papéis saídos do CE têm geralmente falhas de construção e/ou ortográficas, isto para falar apenas na forma. O conteúdo é melhor esquecer.
    Tudo é para rir mas à socapa que estes são os grandes definidores de objectivos para a inducação e avaliadores de todos os desempenhos.

    ResponderEliminar
  4. Vá lá, colegas, compreendam que esta sra. anda atarefadíssima!
    Tem lá tempo para olhar para as virgulas!
    Já muito faz ela: os mails enviados, as ameaças...
    Nãp podemos pedir mais a esta pobre sra., não acham?
    Tadinha...
    Até já "tenho uma lágrima no canto do olho..."
    ;)

    ResponderEliminar