segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

RADIONOVELA "A DESGRAÇADA"

O mistério, a paixão, a violência, o sexo...

Numa Novela bem Desgraçada como você tanto gosta!Cenas do último episódio:
Albino, O Almeida, Álvaro “Graxal” Santos e tutti quanti já se pisgavam… O futuro adivinhava-se negro…
O estafe maravilha, Walther “Chumbado por Faltas” Lemos, Jorge “Sinistro” Pedreira, Margarida “Bufa” Moreira e mais três estarolas, colegas desta reunido de emergência, encontra uma solução para salvar o monstro (ADD) em perigo: doravante, toda a gente falará em espanhol sempre que haja alguma referência ao assunto.
(Jingle): GRAXAL, GRAXAL (pianissimo) GRAXAAAAL (em crescendo), GRA (pausa) XAAAAAAL (final empolgante).

HOJE: Marilú, quase mata o monstro. Saiba porquê...


O Primeiro anda preocupado. E se o monstro morre? Decide ligar para Marilú mas desliga logo de seguida. Ao ouvir o toque do telemóvel pensou lá para ele: - Fonha-se! Queres ver qu’a gaja mudou de número, pá. Volta a marcar e o toque repete-se. O Primeiro sentia-se incomodado pois aquilo fazia-lhe recordar as suas primeiras surtidas a Valverde del Fresno, quando jovem estudante na Covilhã, a uma casa muito jeitosa, com umas catraias à maneira… Mas desta vez, esperou até ouvir uma resposta.
- ¿Hola? Primero! ¿Qué tal?
- ¿Está Marilú? Que porra é essa de agora falares em espanhol?
- Ah, ainda não tinha explicado. É que nós, aqui, decidimos falar em espanhol sempre que nos referirmos à Avaliação de Professores. Vou pedir à DGRHE para te enviar um mail a explicar tudo.
O Primeiro nem se deu ao trabalho de querer saber mais detalhes. Pensou com os seus botões que, afinal, daquelas cabeças, uma trengada a mais ou a menos, já nem estragava grande coisa. Afinal, era só esperar algum tempo.
- Porreiro, pá! Vamos ver como se vão passar as coisas. Até já fui almoçar com o #!##%\## para ver se lhe dava a volta.
- Com quem?
- Com “aquele-cujo-nome-não-se-pode-dizer”.O Primeiro estava lívido.
- Quem? O Voldemort? Do Harrry Potter?
- Não, carago. O #!##%\##
A chamada cai. Marilú não sabia bem se devia ver nisso alguma espécie de sortilégio ou um presságio. Nessas ocasiões só alguém por quem nutria muito carinho lhe dava algum respaldo. Decidiu, pois, ligar ao seu menino d’oiro. Mesmo que a resposta não fosse imediata não se importava de aguardar e ouvir a resposta programada do telemóvel para responder ao seu número pessoal.
- ¿Hola? Cariño! ¿Qué tal?
- Ó Marilú, se é por causa da carta, eu…
- Olvida la carta. Solamente, quiero recordar los tiempos en que éramos felices, antes de todo acontecer. Te recuerdas?
- Por supuesto, Marilú. Sabía desde niño qué nuestros destinos se iban a cruzarse.
Marilú sentia a sua pele ficar macia, as pernas tremeluzentes, a voz roufenha… Não, não podia deixar que os sentidos tomassem conta dela. Afinal, era ou não era uma medusa? Ai… ai…
Com um frémito desliga o telemóvel e corre, lépida, pelos corredores da 5 de Outubro. Los muchachos precisavam de ver como, qual Fénix renascida, iria dar novo ânimo à ADD. O que lhe acontecera fora uma experiência nunca antes sentida. Sentia-se outra. Já via as coisas de outro modo, tinha-se operado um milagre que lhe fazia ver o mundo com outros olhos. Afinal a vida poderia ser diferente, alegre, feliz. Tomou uma resolução ia matar o monstro. Ia… SUSPENDER A AVALIAÇÃO.
Abriu a porta do gabinete de Walther “Chumbado por Faltas” Lemos e Jorge “Sinistro” Pedreira. Mal entrou a música ambiente, sempre a mesma, foi como um balde de água fria: sempre com alusões à medusa, coisa e tal, até já metia nojo, mas porque raio nunca tinha reparado nisso? Les copains para aqui, les copains para ali… para onde vai um vai o outro… Alguém lhe dissera que agira em todas as séries americanas e novelas brasileiras apareciam casais de gajos de gajos com gajos e gajas com outras, tu queres ver Marilú que por aqui anda lobby? Não se aguentou:
- Olhem lá porque é que não mudam de música e não põem a Gloria Gaynor? Ah?
Walther “Chumbado por Faltas” Lemos e Jorge “Sinistro” Pedreira entreolharam-se e responderam:
- E qu’é que você quer? A Marilú é que tentou libidinosamente conquistar os professores masculinos e agora tem o topete de criticar os outros?!! Bela anarquista, sim senhora, a mostrar o pername como uma burguesa qualquer?
E assim, derrotada, sem apoio, no dia do quase quase, se esfumou o esperança de Marilú.
Entretanto da DREN:
- HODER, HODER, donde está un ordenador portátil? Me cago en la hostia que en esta casa ningún sabe donde paran las cosas.
Margarida “Bufa” Moreira procurava desesperadamente um computador. Era quase uma obsessão. Agora que aprendera a mandar mail’s não queria outra coisa.
- Entonces, nem um Magallanes? Que quiero mandar un correo a todos los jardines infantiles del Norte. Margarida entrou no Gabinete esbaforida.
- Es que tuvo una idea de puta madre. Yo hay sido una educadora de niños, cierto? Pero entonces se tenemos que hablar español se empesa por los chiquititos, cierto?
Começa a bater o “correo”:

Exmo. Sr. o Sr.ª: Presidente o director/ejecutivo

En el primer lugar quisiera agradecer toda la contribución y apoyo que demostró siempre la escuela que V. Ex.ª dirige. Estoy segura que el proceso de la evaluación del desempeño ha merecido de la escuela un trabajo aumentado y que hay sido puesto en práctica. Espero convictamente que las reuniones del trabajo llevados ya a través de todos los coordinadores y miembros de la gerencia, haga sido un contribuyo para la organización del proceso.
Hoy quiero HABLAR A TODOS LOS CHICOS Y CHICAS que se ocupan de los niños y niñas portuguesas (cachopos para quién no lo entienda).
Tenemos que empezar a ENSEÑAR-LES ESPANUEL ahora para que cuando se quedaron grandes e quisieron ser maestros posan ser avaluados sin problemas ni aburrimientos.
1. LOS MAESTROS no deben decir que no saben.
2. Todos tendrán que ensenar los niños y las niñas a cantar “El señor D. Gato”.
3. EL MÁS IMPORTANTE ES INFORMAR, NADIE PUEDE DECIR QUE NO SABE. LA DISTRIBUCIÓN SERÁ CÉLERE.


Con los votos de FELIZ NAVIDAD, buenas fiestas y mis elogios mejores
MM - LA DIRECTORA REGIONAL


Feliz da vida, depois de tão consequente e importante medida de gestão MM, mulher de guerra, lá foi participar em mais um debate sobre questões educacionais.
Duas mulheres um destino: Marilú em desespero; MM esplendorosa.
Que mais nos irá acontecer?
O monstro morre? Não morre?
Não perca os próximos episódios da radionovela “A DESGRAÇADA”
(Jingle): GRAXAL, GRAXAL (pianissimo) GRAXAAAAL (em crescendo), GRA (pausa) XAAAAAAL (final empolgante).

Narração de: Director-geral

4 comentários:

  1. Excelente Director.
    Registos musicais de antologia. Gostei da associação Quim Barreiros / DREN.
    E o Palito Ortega e a Marisol?
    Ah!Bons recuerdos musicales
    :-)

    ResponderEliminar
  2. Está de morrer a rir...

    ResponderEliminar
  3. A sua narrativa bate aos pontos qualquer reposição de "Vila Faia".
    Obrigada por esta lufada de boa disposição!

    ResponderEliminar
  4. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL A Popota associada ao QB loool

    ResponderEliminar