quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Não Percebeu Nada, Jacinta!

«Acho que este prémio tem dois méritos: é o reconhecimento pelo investimento que fiz na minha própria formação, a nível económico e familiar, e pelo esforço que fiz junto dos alunos para ficar cada vez mais próxima deles; e é um incentivo para o futuro, que prova que só com trabalho, esforço e empenho é possível melhorar», disse Jacinta Moreira.

Lamento dizê-lo, Jacinta, mas o Prémio de Mérito do Ministério da Educação que lhe foi atribuído não reconhece nada: nem o seu esforço, nem o seu investimento na carreira nem, tão pouco, a sua qualidade como professora.

Note, Jacinta, que não quero com isto pôr em causa o seu esforço, profissionalismo e qualidade como docente, que os terá certamente. Nada disso. Nem as suas qualidades e méritos nem as qualidades e méritos de milhares de outros excelentes professores, que os há.

Não, não. O ponto não é este.

O que está aqui em causa não é o seu mérito, mas sim o Prémio de Mérito do ME que lhe foi atribuído, NÃO pelas suas características e qualidades como docente mas por questões de higiene e propaganda políticas.

Higiene e propaganda, porque havia que limpar a imagem da Escola Carolina Michaelis do Porto. E, para o fazer, nada melhor que encontrar lá uma docente com boas referências, dinâmica, jovem e cuja imagem projectasse a Escola Carolina Michaelis como uma escola "moderna", de qualidade e com futuro, percebeu, Jacinta?

Lamento que a estejam a usar como meio de propaganda política, mas estes senhores são capazes de tudo, como já se viu com a fabricação de estatísticas e de qualidade do ensino.

Reitor

8 comentários:

  1. A colega em questão tem,para além dos méritos que lhe foram atribuídos,possivelmente reais,(há imensos professores de grande qualidade entre nós) o de ter ontem aderido à greve.

    Mas eu discordo destes prémios que são o rebuçado dado pela ministra para ir calando bocas e especular com a propalada premiação do mérito.

    Alguém me saberá dizer como se candidatam os colegas a esses prémios? Ou saõ canduidatados por alguém?(Eu já não estou interessada: estou aposentada há 5 anos, para meu conforto - eu que sempre fui apaixonada poelo ensino...- e se o não estivesse seria mais uma a pedir a antecipação - e olhej que conecei a ensinar antes de 1974...)

    ResponderEliminar
  2. Não podia ter dito melhor. Até quando teremos ingénuos a alimentar esta máquina de propaganda?

    ResponderEliminar
  3. Pode ver toda a informação relativa ao Prémio Nacional de Professores em
    http://www.min-edu.pt/np3/172

    ResponderEliminar
  4. É tão triste a inveja.

    "É tão natural destruir o que não se pode possuir, negar o que não se compreende, insultar o que se inveja " (Balzac)

    E ainda mais triste a cegueira.

    "A cegueira que cega cerrando os olhos, não é a maior cegueira; a que cega deixando os olhos abertos, essa é a mais cega de todas." (Pe António Vieira)

    Jacinta, parabéns.
    Deixe ir essas palavras ocas, essas leva-as o vento.

    ResponderEliminar
  5. Não está em causa o mérito da colega. Já ouvi dizer mal dela de pessoas que trabalham na mesma escola. Como não a conheço não posso opinar acerca das suas virtudes. Não dudido que seja boa profissional e desejo-lhe felicidades. A questão é que o prémio é político e logo por "acaso" serviu para limpar a imagem de uma escola. Quem quiser acreditar em coincidências que acredite. Eu não.

    ResponderEliminar
  6. É, os ingleses até têm uma expressão para isto: to be a token of something (para fingir que algo é polticamente correcto, por exemplo). Ela foi a «token teacher» daquela escola, para dar da mesma uma certa ideia.

    ResponderEliminar
  7. Para este prémio é necessário ser-se proposto por alguém, mas presumo que seja possível dizer-se que Não se quer ser proposto.
    Era isso que eu gostaria de ver acontecer... Aliás, já no ano passado gostava que assim tivesse sido. Há imensos EXCELENTES Professores, espalhados por este "pequenininho" País, que não admitiriam ser escolhidos e é nesses que eu me revejo, serão esses os meus modelos.
    Parece que a última meritosa professora fez greve. Se esta notícia, no meio de 120 e tal mil é para sensibilizar alguém... excluo-me. Também não sei de quem partiu a ideia de a publicar. Quero acreditar que foi apenas da vontade dos senhores Jornalistas, para mostrarem ao ME que mesmo os meritosos estavam contra as suas medidas!

    ResponderEliminar
  8. Pois eu cá acho os 25 mil simpáticos. É de fazer uma "vaquinha". 50 propositores, um currículo bem douradinho e, zás, 500 patacos para cada um usar como quiser. Podem até atirar-se ao vento.

    ResponderEliminar