sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Porque é Que As Escolas Portuguesas Têm Bar e Bufete?



Por razões que não fazem aqui falta, conheço razoavelmente as escolas de  alguns países desenvolvidos da Europa. Conheço muito bem e há muitos anos as escolas francesas. 

Uma das observações dos meus filhos, quando visitavam Portugal nas férias de verão, era a seguinte: 
- porque é que as escolas portugueses têm bufete?
- para que os alunos e os professores possam lanchar, dizia-lhes eu.
- porque é que os alunos não levam a lancheira para a escola, como nós fazemos?
- para não dar trabalho aos pais.

Lembrei-me destas conversas com os meus filhos quando li a notícia que encima estas linhas: os pais e "educadores" estão a assinar uma petição a pedir um programa de pequeno-almoço escolar para os seus filhos e educandos. Gratuito, obviamente.
Não, não fiquei escandalizado com o pedido dos pais e "educadores", como ficaria qualquer europeu, excepto os da Grécia, Espanha e Itália.
Nem ficarei escandalizado quando os mesmos pais - podres de preguiçosos e inchados de tanta mama - vierem pedir um programa de refeições gratuitas para os meninos, as da manhã, do almoço, da tarde e do jantar.

Só ficarei verdadeiramente escandalizado quando estes "pais e educadores" pedirem ao Estado para lhes levantarem os filhos de casa às 7:00 da manhã e os entregarem por volta da meia-noite, com jantar no bucho e banhinho tomado.
Aí já me parecerá demais.

Obviamente, nos países civilizados,  os alunos levam o lanche para a escola (se quiserem lanchar) porque na escola apenas existe o refeitório para servir refeições. Bufetes e bares, apenas nas discotecas.

É bem como diz o velho ditado: trabalhar para pobre é pedir esmola para dois



Reitor

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. No ensino profissional é um forró.

    De manhã(?) 80% da malta chega no mínimo 30m atrasada e sem ter tomado pequeno almoço. Cerca de 1 hora depois, ao 1º intervalo, vão todos tomar o pequeno almoço e chegam, à aula seguinte, pelo menos com meia hora de atraso.

    A seguir ao almoço 50% chega atrasada porque "foi tratar de assuntos" e mais 50% têm que sair mais cedo para "tratar de assuntos".

    Fora isso, tudo bem.

    ResponderEliminar