terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O Sistema Nervoso Da Mosca é Paradigmático: De Uma Caganita Faz Um Everest



Adenda:
De Costa200 a 24 de Janeiro de 2012 às 12:42
O sistema nervoso da mosca pode ser estudado na perspetiva da evolução dos sistemas nervosos animais. É um sistema nervoso constituído por gânglios distribuídos pelo corpo do animal, e portanto superior em eficácia de processamento de informação a um sistema nervoso completamente difuso e inferior ao típico dos mamíferos e aves em que o processamento de informação é completamente centralizado. O estudo do sistema nervoso dos insetos , mosca incluída, é exatamente o tipo de conhecimento que permite a melhor compreensão do que somos, como somos e do que os nossos antepassados foram.

Mas decerto que o autor deste artigo conseguiria arranjar alternativa como objeto de estudo. Provavelmente alguma balela filosófica que não se avalia objetivamente , mas que fica excelente, escrita e enterrada em qualquer lado, marcada como "competência".

É que, além das excessivas reformas no ensino, há ainda algo mais que é típico do ensino em Portugal. São os comentadores amadores, que normalmente trabalham em Universidades, nunca tendo passado pelos níveis inferiores de ensino ou estando desligados destes há décadas, cada um com as suas ideias milagrosas sobre como os verdadeiros profissionais do ensino básico e secundário devem trabalhar.

Estes iluminados, quando chegam a lugares elevados no Ministério da Educação, são exatamente os causadores do "excesso de reformas".

Apre! Fugi todos.



Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário