quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Yo Non Creo En Manipulación, Pero Que La Hay, La Hay?


Os resultados do PISA são bons e quem os quiser diminuir ficará a perder. São bons, não pela posição de Portugal no conjunto dos países da OCDE, mas pela melhoria generalizada nos três domínios avaliados.
Esta melhoria generalizada dos resultados deve ser sublinhada por todos os portugueses. Devem ser dados os parabéns aos alunos e aos professores.
Quanto à responsabilidade do Governo que, mais ou menos descaradamente, todos os abrilhantadores do regime vão procurar evidenciar, temos uma má notícia. Estas provas e estes resultados foram aplicadas e divulgados, respectivamente, durante os governos do ing.º Sócrates e, esse facto, constitui-se como um problema e uma má notícia para os portugueses, pois já sabemos do que a casa gasta no que diz respeito a credibilidade, honestidade e seriedade...
É irresistível levantar a hipótese de haver alguma dose de manipulação, não nos resultados, note-se, mas no quadro comparativo com 2006 . Falta saber onde.
Fosse eu investigador encartado e começaria a investigação por aqui:
a) Escolas portuguesas seleccionadas para aplicação das provas PISA 2006
b) Escolas portuguesas seleccionadas para aplicação das provas PISA 2009


Reitor

4 comentários:

  1. Também convinha saber se os alunos CEF fizeram as provas. Diz-se por ai que não.

    ResponderEliminar
  2. Não há dúvida nenhuma que os resultados foram arranjados pelos boys do sócrates, O Pinto Ferreira, o Luís Custódio e o Capucha.
    E é certinho que tudo tam a ver com a selecção da amostra.

    ResponderEliminar
  3. Li algures nos comentários do umbigo do paulo guinote que em 2006 utilizaram 10 % de alunos de privadas e que em 2009 utilizaram 15 %.
    Notoriamente, a ser verdade, isto tem impacto relevante!

    ResponderEliminar
  4. O blog Geopedrados roubou este post e fez alguns acréscimos...

    ResponderEliminar