Bom dia e obrigado.de **************************
para educacaosa@gmail.com
data 16 de Dezembro de 2010 22:58
enviado por hotmail.com
Ontem pasmei quando ouvi a ministra da educação a afirmar no Parlamento que o Ministério da Educação não conhece as escolas que participaram no PISA 2009. Fiquei a pensar cá com os meus botões: queres ver que foi a OCDE que contactou as escolas para que estas aplicassem as provas? E será que as escolas participaram no PISA à revelia do M.E.? Será que não deram conhecimento ao M.E.?
Hoje de manhã, depois de tomar café com a "minha" directora acompanhei-a até ao gabinete e lancei o isco:
- Olha, F., foi a OCDE que vos informou de que iam fazer o PISA e vos pediu o nome dos alunos aos quais aplicaram as provas?
- Não, foi o GAVE. Ainda ontem estive a ver o dossiê, tanta tem sido a polémica.
- É que a ministra disse que o ministério não sabia que escolas entraram no estudo...
- Então e os ofícios que o GAVE nos dirigiu? Vê aquele dossiê encarnado que está na mesa da J.Sentei-me, folheei calmamente o dossiê e vi passarem diante dos meus olhos:
- Ofício do GAVE dirigido à PCE da escola ************************************, a pedir para nomear um "Coordenador de Escola PISA" (CEP)
- Vários ofícios, fax e emails dirigidos ao CEP
- Ofício a convidar o CEP para uma reunião no GAVE, em Abril de 2009
- "Manual PISA" entregue pelo GAVE ao CEP, com cronograma e informações detalhadas
- Pedidos formais para que a Escola enviasse a lista de todos os alunos elegíveis (nascidos entre 1/2/93 e 31/1/1994 de que constasse: o nome, sexo, data de nascimento e ano de escolaridade frequentado
- Ofício a marcar datas de aplicação dos testes
- Ofício do GAVE a devolver à escola a lista dos 40 alunos seleccionados para realizarem o teste
- Questionário e dirigido aos pais dos alunos que realizaram teste. "Questionários aos pais", designava-se.
Fiquei parva. Era muitíssimo para quem não conhece as escolas que participaram no estudo.Gostaria que divulgasse, mas sem referências à escola e à minha pessoa.
Boa noite
*****************
Reitor
Como em quase todos os inquéritos os dados sobre escolas e alunos são mantidos reservados; é natural que o GAVE tenha os dados nos seus dossiês e não os possa revelar nem à Ministra da Educação. Se os revelasse isso é que seria passível de manipulação (em Portugal e em todos os outros países). Por isso há verificação das condições de aplicação do inquérito PISA. Desde 2000 que são conhecidas e estão publicadas as questões do tipo do PISA em Portugal e em todo o mundo. Todos se preparam, como se preparam para os exames nacionais e os testes dos professores. Questões do PISA há muito aparecem por todos os lados e até nos manuais! E nem sequer é possível fazer preparação à pressa porque todas as questões envolvem bastante compreensão e argumentação e não dependem de pormenores técnicos de aprendizagem rápida. É pena que o trabalho de muitos profissionais portugueses e estrangeiros seja classificado de aldrabice com tanta ligeireza, mas dizer mal do Governo é passatempo nacional.
ResponderEliminar