quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Liurari De Portugal Não Dá Ponta Sem Nó

D. Duarte já pediu nacionalidade timorense
D. Duarte de Bragança pediu nacionalidade timorense pelas “relações profundas com Timor-Leste”. O pretendente ao trono afirma que Timor-Leste tem uma relação especial com a família real portuguesa.


Reitor

2 comentários:

  1. Sr. Reitor, não é a propósito, mas...
    POR EXPLICAR
    Os contratos estatais com as cooperativas de ensino estão a levantar polémica; naturalmente. Durante anos, esses acordos aconteciam apenas onde a oferta do estado era insuficiente e fora dos centros urbanos. Os últimos governos do PSD com o CDS, e o governo deste PS anuiu, alteraram esse princípio e houve cooperativas do arco-do-poder que cresceram exponencialmente.
    O ME deu a conhecer números que indicam que as chamadas escolas privadas são mais caras do que as públicas, ao contrário do que se pensava. Há duas questões que se ligam e que devem obter uma resposta clara. Se as escolas privadas recebem um maior financiamento do que as públicas, e se pagam muito menos em salários, fazem privatização de lucros? Há tempos escrevi assim: "se o governo afirma que é um mito dizer-se que o ensino privado em Portugal tem menos custos que o público, é caso para perguntar: para onde vão os eurozinhos? Dirigi uma escola pública com um orçamento anual de cerca 4 milhões de euros. 3 milhões e 920 mil euros, aproximadamente, eram para salários. Se no ensino privado os salários são mais baixos, faz todo o sentido perceber se há privatização de lucros no ensino não superior privado".
    A outra questão prende-se com a contratação de professores. Durante anos observámos que estas escolas contratavam professores sem qualquer critério conhecido do público e no jeito mais abominável da sociedade portuguesa. Hoje não é diferente. Serão essas contratações definitivas? Se o financiamento é dos contribuintes, não é correcto nem admissível que haja concursos transparentes para as escolas públicas e que para as privadas a regra navegue no "desconhecido". Bem sabemos que esta questão incomoda muita gente, onde se integram os professores destas escolas. Mas não é justo que tenham obtido uma colocação paga pelo estado, e sem qualquer concurso, e que agora pretendam que isso se torne inquestionável.
    in: http://correntes.blogs.sapo.pt/875415.html

    ResponderEliminar
  2. Tadito. Não podendo ser rei em Portugal, tenta Timor.
    O sonho é o ultimo a morrer.

    ResponderEliminar