segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Uma Ode Ao Cinismo E À Hipocrisia

Atenta à tradução legal do acordo de carreiras, FENPROF rejeita aplicação do "Simplex" a milhares de professores!

A FENPROF condena a utilização do desqualificado “SIMPLEX” avaliativo proposto por Maria de Lurdes Rodrigues, para efeitos de avaliação de docentes contratados, dos que tenham tido avaliações de regular ou insuficiente ou daqueles que concluem o tempo de serviço para progressão durante o ano de 2010. Esta decisão do ME foi tomada à margem de qualquer negociação com a FENPROF, não podendo, por isso, ser invocada qualquer responsabilidade a esta organização sindical nem pelos resultados nem pelos pressupostos que levaram a esta decisão do Governo.

A FENPROF entende que não pode deixar de ser considerada a responsabilidade que sobre esta matéria deve ser atribuída à Assembleia da República, designadamente por parte dos grupos parlamentares do PS e do PSD que impediram que o modelo de avaliação do desempenho fosse suspenso. Esta suspensão, como se confirma agora, teria garantido as condições para uma efectiva substituição do modelo em vigor por outro mais correcto, mais justo e exequível.

Todos nos lembrámos do contentamento mal-disfarçado da FENPROF e da FNE quando o PSD apresentou aquela malfadada recomendação que não suspendia o modelo de avaliação. Para a FENPROF, a recomendação ficou apenas "aquém do desejável". O mais importante é que ia sentar-se à mesa das negociações...
Mário Nogueira disse: "Penso também que já toda a gente percebeu que a divisão da carreira tem os dias contados. O mais importante foi ter obrigado o Ministério da Educação a abrir um processo negocial, com calendarização". O que importava era o processo negocial. Não a suspensão do modelo de avaliação dos professores.

Tivessem os sindicatos feito sentir aos Partidos políticos da oposição que, para eles, MAIS IMPORTANTE que a retoma das negociações era a suspensão pura e simples do modelo de ADD, como aliás sempre defenderam, e hoje não estaria a FENPROF a sacudir a água do capote sobre o PS e o PSD.

E o cinismo sindical é tal que não têm vergonha de dizer que "esta decisão do ME foi tomada à margem de qualquer negociação com a FENPROF". Obviamente, o silêncio da FENPROF foi o preço que pagaram para se sentarem à mesa do Governo.
Cínicos, andam a entreter os professores há semanas com os "horários de trabalho"- fazendo o papel de fiéis intérpretes dos interesses do ME - e esqueceram-se de rejeitar a aplicação do simplex à avaliação feita em 2010.
Estalinistas, só se lembraram dos interesses do seu comité e não dos interesses de dezenas de milhar de professores.

Reitor

2 comentários:

  1. O post do Reitor não é uma ode.
    É um monumento à desonestidade intelectual e à cegueira política.

    ResponderEliminar
  2. Excelente, Reitor!
    Acabei de postar um texto sobre esta Nota da Fenprof, que desconhecia. Até porque o seu conteúdo também me diz respeito.
    Uma desfaçatez absoluta.
    Abraço

    ResponderEliminar