Capítulo I
Qual é a sua ruptura na educação?
É o sector onde temos mais de mudar as políticas, embora com alguma prudência. Acho que houve um modelo de educação baseado no facilitismo e na ideia de que o aluno é o centro da educação. Ora, eu penso exactamente o contrário. Penso que a escola deve ser visto como um valor colectivo, é um centro de transmissão do saber, de transmissão geracional do saber. O que é fundamental na escola é exigência e rigor no ensino. Considero que é muito mais importante, por exemplo, o sistema de avaliação dos alunos e de qualidade do ensino do que o sistema de avaliação dos professores. Considero mais importante a questão da autoridade e da disciplina na escola do que a questão da carreira dos professores. E considero que isto é feito em nome de um projecto de igualdade de oportunidades, porque uma escola facilitista é a escola que protege as classes mais altas. Uma escola pública facilitista é a que mais favorece a estratificação social. Porque as classes mais baixas do ponto de vista sócio-cultural ou económico-cultural não têm outro sítio onde aprender além da escola - não têm colégios privados. Neste momento, eu diria que temos quase uma escola classista que, cada vez mais, aumenta o fosso entre as classes privilegiadas e as menos privilegiadas.
2 - A avaliação dos alunos, a qualidade do ensino, a autoridade e a disciplina são dimensões fundamentais de uma escola pública.
3 - A avaliação dos professores e sua carreira profissional são dimensões secundárias de uma escola pública.
4 - A defesa de uma educação e de uma escola que proporcione a todos igualdade de oportunidades exige que as escolas públicas combatam o facilitismo, a indisciplina e a falta de autoridade dos docentes.
5 - Uma escola facilitista e pouco exigente (como a actual) promove e aprofunda a estratificação social, aumenta o fosso entre as classes sociais privilegiadas e as menos privilegiadas e prejudica de forma mais intensa e mais profunda aqueles que têm menos meios económicos e pior ambiente familiar, cultural e social.
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