sexta-feira, 3 de julho de 2009

Obrigado Manuela, já me contentava com os primeiros três...

1 - Mudar o Estatuto do Aluno
2 - Mudar o Estatuto Carreira Docente,
3 - Mudar o Sistema de Avaliação dos professores
4 - Aliviar a carga burocrática a que estão sujeitos (os professores).

Na linha do que já havia declarado Paulo Rangel, Manuela Ferreira Leite assumiu 4 importantes compromissos para a Educação se o P.S.D. for Governo.

O nosso General, qual S. Tomé, quer ver as propostas alternativas. Nos últimos 4 anos tanto se enganaram os professores que muitos deles já perderam a fé nos políticos e nas suas declarações públicas.
Caro Guinote, mudar o estatuto do aluno, mudar o estatuto do professor, mudar o sistema de avaliação de desempenho dos professores e desburocratizar o seu trabalho - são medidas políticas centrais para a Educação. São um poço de água neste deserto que dia após dia tem vindo a conquistar a Educação.
E, salvo a mudança dos Planos Burrículares do Ensino Básico, duvido que a Escola e os Professores precisem de mais "alternativas" para os próximos 4 anos.
Percebo-te: não chega mudar, é preciso saber como e o quê exactamente. Mas também deves perceber que não é possível - querendo manter um registo de verdade e de honestidade - assumir hoje compromissos muito mais específicos. Os 4 compromissos da MFL, assumidos agora, abrem as portas à esperança, não caem na demagogia barata, nem soam a falsidades como-as-que-se-dizem-antes-das-eleições e, mais importante, qualquer uma destas mudanças seria uma lufada de ar fresco para as Escolas e os Professores. Um verdadeiro banho de alegria que se estenderia às escolas por muitos e bons meses.
Mesmo que os professores voltassem a ter de se erguer...

Reitor

11 comentários:

  1. Ela disse que mudava... não disse como...

    (mais do mesmo!)

    ResponderEliminar
  2. Generalíssimo,
    Já há mais que tempo para se saber ao que se vem e o que se quer fazer.
    E há que perceber-se que, seja eu de cor nenhuma ou alguma, este "momento" não se repete.
    Say no more...

    ResponderEliminar
  3. Outra vez? mais do mesmo? Estão A BRINCAR ? A Manela Ferreira salvadora dos professores? E quando Foi ministra da Educaçâo? já esqueceram? Têm a memória curta? Ou querem mais do mesmo?

    ResponderEliminar
  4. Este Reitor frustado, mostra-se: é do PPD.

    ResponderEliminar
  5. Madalena Ex - Arrebanhada4 de julho de 2009 às 11:25

    "Caro" director (ou "rotieR" para manter a lógica das iniciais do nome S.A.): então, se a MFL ganhar, deixammos de ser avaliadas e progredimos na mesma, não é assim? Ou será que estarão a pensar entregar a avaliação de professores a entidades externas às escolas (IGE, por exemplo) e a direcção a agentes privados não-professores? Teremos um futuro radioso...

    ResponderEliminar
  6. Então não sabia que a MFL é a filha bastarda do GEPETTO?
    Ai Ai Ai Ai

    Vai ver como lhe cresce o nariz, ainda melhor que ao irmão!

    ResponderEliminar
  7. Não Madalena. Os professores não podem deixar de ser avaliados. Não são mais que os outros funcionários públicos. Eu percebo bem que naquela mole de 120.000, alguns milhares largos não queiram ser avaliados de FORMA NENHUMA. Mas, creio piamente, não será o seu caso.
    E, quando ouvia muitos a dizerem que não confiavam nos seus pares para os avaliarem - não lhes reconheciam competência, diziam - percebi que, alguns deles, não queriam nem os pares nem inspectores, nem NADA. O que também não se lhe aplica, estou certo.

    ResponderEliminar
  8. Madalena Ex-Arrebanhada5 de julho de 2009 às 11:48

    Pode ter a certeza. E estou segura que as minhas colegas avaliadoras me farão justiça ao trabalho que tenho desenvolvido. O mesmo não poderei dizer se uns "ilustres" ignorantes das agências privadas de amigos do PSD, ou de instituições pertencentes a certas "ordens", me vierem "avaliar".

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Madalena - que já esteve arrabanhada mas agora não está. Bem me queria parecer que você é das que confia que as "colegas" avaliadoras lhe darão um Muito Bom, quiçá, um Excelente.
    Vê, ainda há por aí uns professorzecos que acham que este modelo de avaliação é um embuste e uma fraude. Mas não é.
    Você é o exemplo de que este modelo de avaliação permite avaliar com rigor e, por isso mesmo, fazer justiça ao trabalho que tem você desenvolvido.
    É preciso denunciar aqueles que criticam o modelo por criticar. E censurar veementemente todos os que dizem que há muitos professores a aproveitar-se da confusão causada por este embuste de avaliação para, de forma totalmente desavergonhada, se insinuarem junto dos "colegas" avaliadores e - sem concorrência - virem a obter os poucos MB e Excelente, o que não é o seu caso, por certo.

    ResponderEliminar
  10. Madalena Ex- Arrebanhada5 de julho de 2009 às 16:17

    Pois é, meu caro. Desconversou e fugiu do essencial.

    ResponderEliminar
  11. Falta o 5º Compromisso: Mudar o Modelo de Gestão das Escolas.

    ResponderEliminar