"Há muito que eu critico a pedagogia e a sociologia do coitadinho. A vitimização e a desresponsabilização dos alunos e famílias pelos resultados escolares só podem dar maus resultados. Quando as crianças se habituam a ser desresponsabilizadas, criam sentimentos de vitimização, tornam-se caprichosas, fracas e ressentidas.
Todas as medidas de política educativa que visam mascarar a realidade e falsificar resultados, como o programa Novas Oportunidades, a manipulação dos exames nacionais e das provas de aferição e a imposição de obstáculos artificiais à retenção, só podem agravar o problema do insucesso educativo real.
Se querem melhorar o ensino, dêem autonomia às escolas, confiem nos professores, libertem-nos da burocracia e criem exames nacionais fiáveis e credíveis. Para que os exames nacionais sejam fiáveis e credíveis é preciso que sejam elaborados por um entidade independente do Governo. De outra forma, fica sempre a suspeita da manipulação política dos exames", Ramiro Marques
Reitor
Sem comentários:
Enviar um comentário