sexta-feira, 6 de março de 2009

“A senhora é nitidamente incompetente, além de surda e muda perante os problemas que lhe são colocados”


“No seio da própria DREN há um descontentamento grande"

Há cerca de três meses recebi um email de um anónimo que dizia ser funcionário da DREN. O texto longo, redigido em tom pungente, dizia entre outras:

"... fique a saber que nem no bar da casa podemos falar livremente. Estava um colega meu a rir-se entre-dentes de um episódio caricato, muito falado na comunicação social, e mal chegou ao gabinete foi chamado à Direcção e a Margarida Moreira deu-lhe um sermão de tal ordem que o colega nem acreditou. Disse-lhe que se não estava de acordo com o governo que deixasse a função pública, que não admitia que nas instalações da DREN se criticasse o governo ou as políticas do governo, que quem não está bem põe-se, que se viesse a saber de mais algguma observação negativa ao governo ou à política do governo o recambiava para a escola.
Desde que o antónio Basílio denunciou o colega Charrua, ninguém pode emitir qualquer juízo ou opinião naquela casa. Mesmo nos corredores e bar, olhamo-nos uns aos outros com desconfiança e sorrisos amarelos como que a denunciar aquilo que todos sabemos: que estamos todos coagidos e em silêncio não vá alguém denunciar-nos. O sorriso amarelo disfarça a nossa situação de coação perante aqueles que nos visitam mas faz-nos lembrar a cobardia com que vivemos todos os dias".


A declaração de Manuel Valente, picada no Umbigo do Guinote, lembrou-me este mail e deu-lhe alguma actualidade.

O "Pai Albino" só não sabe é quando há-de morrer.

Reitor

4 comentários:

  1. Eu só lamento que as pessoas se sujeitem a uma coisa destas. Se fosse comigo ela nem precisava mandar-me para a escola, era eu que ia, mas antes haveria estragos.
    Quero com isto dizer que é uma pena que as pessoas se calem por causa de tachos, porque ao fim e ao cabo é isso que se subentende... e, de situação em situação mais a conjuntura geral, não tarda muito e regressamos a 24 de Abril!
    rita

    ResponderEliminar
  2. Também me custa a entender esta servidão voluntária.

    Talvez a vergonha dos erros imensos do Magalhães venha pôr toda esta gente na rua. Vergonha não deles mas nossa.

    ResponderEliminar
  3. Já houve quem chamasse a situações destas o ovo da serpente.

    ResponderEliminar
  4. E ainda lá estão porquê? Isso é que é extraordinário! São assim tão maus professores e tão falhos de vocação que tenham de viver nesse medo constante e de sorriso amarelo?
    Sinceramente colegas, quem está na DREN em destacamento, já devia há mt ter regressado à escola mas pelo seu pé, por sua vontade, por se recusar a ser chefiado por uma ignorante aspirante a ditadora!

    ResponderEliminar