terça-feira, 24 de março de 2009

Jogada de Antecipação

Estavam os 180 PCEs a pensar constituir uma Associação de Directores de Escolas e Agrupamentos e eis senão quando, dos territórios menesistas, surge, assim, de rompante, qual fénix renascida, a ANDAEP.
Andai lá carago.


Caro(a) Colega Presidente/Director(a):

Há muito que se tenta criar uma associação de direcções executivas de escolas. E não foi por vontade insuficiente que se ficou pelo caminho até 2007, ano em que um grupo alargado de presidentes das escolas de Vila Nova de Gaia se organizou na elaboração de uns estatutos que respondessem ao papel que cabe ao gestor, sem descuidar, com muita clareza, a independência, mas também a cooperação com outras entidades.

Considerando a enorme responsabilidade que o futuro director terá no exercício das suas funções e a nova realidade criada com a aplicação do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril, entendemos formar legalmente a Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), cujos estatutos se orientam pelas seguintes finalidades:
1. Actuar, em representação dos associados, no sentido de assegurar condições adequadas de exercício das actividades de direcção e gestão das escolas públicas.
2. Auscultar as opiniões e pontos de vista dos seus membros, dando-lhes expressão sobre matérias educativas e organização das escolas públicas.
3. Fornecer informação e orientações para o acompanhamento e apoio de todos os membros no desempenho de funções de direcção e gestão de escolas públicas, incluindo apoio jurídico aos seus associados.
4. Fornecer serviços de apoio ao desenvolvimento profissional dos seus membros.
5. Contribuir para elevar a qualidade de desempenho das escolas públicas portuguesas.
6. Constituir-se como organização co-liderante em matérias educacionais e parceiro nas discussões e decisões relativas a políticas educativas nacionais.

Acresce um pormenor importante: a formalização da Associação fica suspensa até ao dia 27 de Março de 2009, para que possa ser iniciada pelo maior número possível de sócios, sendo que, nesta data, conta já com presidentes de todos os distritos do país.
Os colegas interessados em subscrever os estatutos da ANDAEP, nesta primeira fase, devem manifestá-lo, via “e-mail” para o endereço
andaep@gmail.com.
A organização da ANDAEP

Vejam a prosa da "organização" desta associação.
Vejam o pormenor importante de já haver e-mail e de a "formalização da Associação" ficar suspensa até 27/03/2009.
Mais uma lança da Margarida "Popota" Moreira e, dada a sede da Associação, também se ouvem alguns latidos de pequeno caniche.
Vamos esperar para ver o quer acontece na próxima 6ª feira, dia 27/03/2009, para além, claro está, do gato continuar a miar, o cão a ladrar e o sacana do pardal que está a fazer ninho no meu algeroz, fazer a cagada das 7 da manhã sobre o parapeito da janela do meu quarto.
Em terra de cegos...

Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário