quinta-feira, 12 de maio de 2011

Os Pensamentos Do Reitor Em (alguma) Matéria De Educação

As respostas que dei ao Ramiro Marques também servem para responder a estoutro amigo, a quem passou pela cabeça que autonomia das escolas era a mesma coisa que autonomia dos professores.

1. Indica-me 3 razões válidas para os professores votarem no PSD
  1. É o Partido que gera mais confiança no futuro. Tem um líder novo, que vem de fora do sistema e não tem qualquer mácula política. Um líder com ideias novas e com propostas articuladas para o país. Propostas dirigidas  mais para o cidadão e menos para o Estado, medidas que favorecem a classe média e não os que sempre se penduraram no Estado (estou a falar sobretudo dos motaengis que vivem à custa das negociatas facilitadas pela boiada que comanda as verbas públicas)
  2. Nos seis últimos anos, o Governo e o Partido Socialista lançaram sobre os professores o maior ataque profissional de que tenho memória. Desprestigiaram e vilipendiaram a profissão e os profissionais. O PS não é opção. Em bom rigor, é pior opção que o voto em branco.
  3. O BE ou a CDU são melhores soluções que o PS, mas dado o seu pendor centralista e estatista (hoje sinto-me bondoso) comportariam um opção contrária à marcha do mundo. Encontram-se ao nível do voto em branco. O PP seria uma opção melhor que o BE e a CDU, mas não gosto nem dos bonés do Portas, nem do facto de ter as mesmas iniciais que o partido que lidera. Confundem-se muito.
Portanto...

  
 2. Do vasto leque de medidas propostas pela PSD, qual é a que pode ter maior impacto na melhoria da condição docente?
  • Esta, por exemplo, mesmo sendo algo vaga: "O PSD assume a Educação como serviço público universal e estabelece como missão para a Escola da próxima legislatura a substituição do facilitismo pelo esforço, do laxismo pelo trabalho, o totalitarismo pedagógico pelo rigor científico, a indisciplina pela disciplina"
3. Por que razão, os professores não devem votar nos outros partidos?

Pelas razões já apontadas: 
  • Nos seis últimos anos, o Governo e o Partido Socialista lançaram sobre os professores o maior ataque profissional de que tenho memória. Desprestigiaram e vilipendiaram a profissão e os profissionais. O PS é pior opção que o voto em branco.
  • O BE ou a CDU são melhores soluções que o PS, mas dado o seu pendor centralista e estatista comportariam um opção contrária à marcha do mundo. Encontram-se ao nível do voto branco.
  • Não gosto dos bonés do PP

4. Como compatibilizas as propostas da PSD com as exigências colocadas pelo FMI/BCE/UE para o resgate financeiro de Portugal (empréstimo de 78 mil milhões de euros)

  • Não faço a mínima compatibilização. Sei, no entanto, que a maioria das medidas anunciadas pelo PSD (e, tendo em conta a posição que tomaram há pouco tempo no Parlamento, não gosto nada daquilo que não dizem da avaliação do desempenho) são necessárias à melhoria da Educação, independetemente dos comandos da troika. E tornarão a Educação mais barata ao país.

5. Por que razão o reforço da autonomia das escolas exige a transferência de mais competências para os diretores?

  • Primeiro: mais autonomia para as escolas implica mais poder e mais competências para as escolas. Segundo: porque transferência de competências não é mais que a transferência de poderes e responsabilidades que hoje estão a níveis elevados (na administração central e regional) para níveis mais baixos e de maior proximidade das comunidades. Ora, havendo a transferência desses poderes - que são PODERES PÚBLICOS - para níveis mais baixos, os mesmos não podem deixar de se manter ou na esfera pública ou na esfera das autarquias ou em ambas. Em qualquer dos casos, a transferência far-se-á para entidades legitimadas/reconhecidas, pelo menos, pelo governo ou pelas autarquias: ou seja, a transferência far-se-á para os directores ou para os autarcas ou para ambos


Reitor

2 comentários:

  1. Parole! Parole! Parole! (A Dalida já morreu. Uma pena!)

    ResponderEliminar
  2. Mas a Mina ainda não morreu, pois não?

    http://www.youtube.com/watch?v=wrlew2G6nvA&feature=related

    ResponderEliminar