segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Papel Dos Professores No Século XXI, Ou, Como Lançar o Nosso Dinheirinho Pela Janela

Numa fugaz passagem ou, utilizando os modernos termos do eduquêspedabógico, numa passaz fugagem pela casa do nosso professor, deparei-me  com uma prosa de se lhe tirar o chapéu, caso fosse intelegível, obviamente.
Trata a dita de um "projecto de desenvolvimento e empowerment profissional e organizacional" no qual se desenvolvem "acções de team building e coaching" com base em "fundamentos e pressupostos do Coaching". A coisa decorreu ao longo de 5 sessões e o objectivo era o de melhorar o empowerment profissional. Para esse desiderato juntaram-se 20 papalvos, os quais, através do "jogo do barco", foram submetidos a uma "Prova de Abertura e Inclusão", na qual foram distribuídos "strokes", a maioria positivos, que estimularam a partilha e a vontade dos ditos, os papalvos, não os strokes. 
No fim da festa, a maioria gostou do "Coaching Educativo", adquiriu "muitos conceitos importantes para o desenvolvimento pessoal e para o desenvolvimento do espírito de cooperação" e melhorou o "empowerment, a eficácia pessoal, e o trabalho de equipa". Parabéns a todos, portanto.
A partir de agora, o país pode contar com mais 20 professores com empowerment reforçado, o que fará melhorar a qualidade do ensino e os resultados escolares. Aleluia.

Quanto aos custos que, teoricamente deveriam ser assumidos pelo agrupamento de escolas de Avis, sim teoricamente, pois todos sabemos que quem os assumiu foi aquela coisa que ninguém vê, mas todos sentem: o Estado. O professor não fala dos custos, claro. Também pinga alguma coisita para ele.
Não fala deles, mas nós sabemos a que preço anda o quilo:
Vamos lá:
5 sessões x 20 docentes = 100 sexõesdocentes
100 sexõesdocentes x 50€ (estimados) = 5.000,00 euros

Simples e barato. Quem pagou fomos nós.
Reitor

5 comentários:

  1. Na mouche. Será que PPC terá coragem para acabar com todos estes interesses encobertos?

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  2. Caro Reitor!
    Estou estupefacta com a apreciação que faz sobre o Projecto/Acções de Coaching.
    Venho esclarecê-lo de que estas acções foram realizadas em horário pós laboral sem qualquer custo para o erário público.
    Para dúvidas que tenha sobre o assunto queira contactar-nos.

    Margarida Neves
    Directora do Agrupamento de Avis

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  3. Ai... ai...ai... que dor!
    Nós... aqui os reitores... é que sabemos disto e muito mais.

    Nunca o fascimo este tão perto de voltar!

    Publique-se (?!)

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  4. Excelentíssima Senhora Directora do agrupamento de Avis (permita-me que a trate assim pois, que me lembre, é a primeira vez que um director, no caso directora, se me dirige).

    Dra. (ou engenheira?) Margarida Neves.
    Lamento que tenha ficado estupefacta com a minha apreciação. Confesso-lhe que, também eu fico zam-zam, às vezes burro, com o que vejo nas escolas de hoje. Coisas incríveis!
    Agradeço os seus esclarecimentos ao meu poste.
    Fiquei esclarecido: a acção sobre empowerment, feita em horário pós-laboral, ficou de borla sem qualquer custo para o erário público.
    Um pouco como a escola pública. Também ela não é paga directamente por nenhum pai, portanto também ela é gratuita.

    Sempre ao dispor, apresento-lhes os protestos da minha estima.

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  5. Posso confirmar. Não paguei nada.
    Tirando o facto desta gente pensar que goza impunemente com todos nós...

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