quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Belisquem-se! Estão Mesmo Acordados!

Apreciação Final

O Conselho das Escolas reitera que o projecto de despacho relativo à «organização do trabalho nos agrupamentos ou escolas não agrupadas» não se constitui como um instrumento para a boa e eficiente gestão das Escolas, antes pelo contrário.
Este projecto de diploma preconiza uma redução drástica dos recursos humanos e financeiros (disponibilidade em crédito de horas lectivas) actualmente à disposição das Escolas.
Embora compreendendo a necessidade, do momento, de racionalização / rentabilização dos recursos, não se compreendem os cortes radicais previstos no crédito horário, os quais comprometem o eficaz funcionamento das Escolas, restringem a autonomia dos órgãos de Administração e Gestão, desvalorizam os Regulamentos Internos e, consequentemente, afectam a qualidade dos serviços educativos prestados, principalmente o desenvolvimento de actividades de apoio educativo.
O Conselho reforça que redução do crédito horário disponível surge em contraciclo com os objectivos das políticas educativas que têm vindo a ser defendidas pelo Governo. Com efeito, as propostas ora apresentadas comprometem o apoio educativo, a escola a tempo inteiro, as actividades de substituição, o desporto escolar, o desenvolvimento de projectos educativos, o cumprimento das “metas de aprendizagem”, os objectivos a atingir até 2015 e, ainda, dificultam sobremaneira a gestão e administração da Escola Pública.
Este projecto de diploma retira aos Directores e às Escolas os meios necessários a uma gestão de qualidade e à consecução dos objectivos a que se propuseram.

Que bicho mordeu os senhores e as senhoras do conselho das escolas? Estão a sair da casca.
Ou é o Governo que anda distraído?

Reitor

5 comentários:

  1. E há mais aqui
    http://sites.esjgf.com/inicio/
    ou aqui
    http://www.esjgf.com/ce/

    ResponderEliminar
  2. A escola a tempo inteiro é uma seca. Nunca devia ser obrigatória. Devia ser apenas uma alternativa para aqueles que não podem ir para casa. Mais nada.

    ResponderEliminar
  3. E, convenhamos, o DE também servia em certas escolas os directores manterem contratados a gosto. Com mais umas horitas de EA ou de AP,lá ficavam os de Port ou de Mat com menos recursos e com exames no final.Enfim, não há bela sem senão.

    ResponderEliminar
  4. O governo não anda distraído, está é de saída... o conselho de escolas/directores/PCA estão para os governos como os ratos estão para os navios... ontem com os que estavam, hoje com os que estão e amanhã com os que vierem. O PTE deu nisto: colunas vertebrais virtuais.

    ResponderEliminar
  5. Olha que não, olha que não.
    Tu não vês que os ratos estão com mais coragem.
    Desta vez batem forte no dono.

    ResponderEliminar