domingo, 10 de outubro de 2010

A Tábua De Salvação

A Federação Nacional de Professores acusa o Ministério da Educação de ter rasgado o acordo que assinou com os sindicatos, em Janeiro. A Fenprof pediu reunião de urgência com Isabel Alçada e Mariano Gago. E vai aderir à manifestação e greve nacionais

A esmagadora maioria dos professores percebeu em Janeiro e, todos os restantes, em 23/06/2010, data de publicação do Decreto Regulamentar nº 2/2010, que a sua contestação ao modelo de avaliação tinha sido em vão e totalmente hipotecada pela FENPROF.
A FENPROF fez uma acordo com a "sorrisos" sem assegurar-se de que a avaliação de desempenho 2007/2009 não podia ser considerada para qualquer efeito sério, que não o de casestudychuchalista.
Com a assinatura do malfadado acordo, a FENPROF aceitou tácita e formalmente que a avaliação de 2007/09 fosse considerada para efeitos de concurso e de progressão; trocou os compromissos assumidos com milhares de professores, unidos num movimento sócio-profissional único no país e no mundo, pela abertura de palco mediático ao professor Nogueira.
Sabe-se que a FENPROF há muito luta pela sobrevivência institucional e que aproveita qualquer oportunidade, mesmo as que lhe são dadas pelos blogues do Guinote, do Ramiro, do Octávio e de tantos outros movimentos de professores (Apede, Promova e tantos outros), como nos meses quentes de 2008/2009, para insuflar o oxigénio suficiente para sobreviver mais uma temporada.
Aproveitam o suor dos outros e, ainda por cima, são mal agradecidos, como aqui o xicozé do lado (é, é. Esta é mesmo para te picar).
A FENPROF está para os professores como o P.S. está para o país: ambos precisam das massas, dos professores e do povo.
Vendilhões de ideologia, de lutas, de manifestações e de coreografia: quando se precisa verdadeiramente deles, não estão; quando ninguém os chama, põem-se em bicos de pés para defesa dos professores e do povo.
Por isso, Sr. professor Mário Nogueira, as medidas draconianas do ingº sucatas podem rasgar o acordo entre a Fenprof e a "Sorrisos" mas não foram elas que rasgaram a confiança entre aquela e os professores que devia representar.
Não é a ministra que tem explicações a dar aos professores. Eles não acreditam na senhora. Quem tem de dar explicações aos professores é Vexa.
Por isso, deixe-se de coreografias. As sucaticasmedidas de aumento dos impostos, cortes nos salários e nas progressões, podem dar cabo do acordo subscrito por Vexa. mas, confesse, são a única tábua de salvação que tem para se manter à tona mais um bocadito e ainda poder dizer que o acordo resolvia os probelmas dos professores mas, por culpa do sucatas...
Vá-se embora que está na hora

Reitor

3 comentários:

  1. Eu cá fui um mãos largas...
    Desde Janeiro que me acusam de ter "teorias da conspiração".

    Há outros que lá vão vogando, tudo depende, hoje cristãos, amanhã ortodoxos...

    Mas esses lutam por outra sobrevivência...

    Quanto ao XicoEsperto é apenas uma carta fora do baralho, que tenta desesperadamente entrar no jogo.

    :P

    ResponderEliminar
  2. Se bem me lembro, o acordo foi assinado por vários...

    Qual a vossa opinião sobre a posição(?) da FNE? Só por curiosidade, que nem sou filiado em qualquer deles.

    ResponderEliminar
  3. A minha é que foram todos objectivamente embarretados.
    Mas há uns que o foram de olhos mais abertos...

    ResponderEliminar