domingo, 6 de junho de 2010

Retracção da Rede Escolar

Excelente o diagnóstico do Guinote:

Porque o que estamos a ter, excepto as caminhadas a pé, é mesmo um retrocesso para mais de cem anos atrás. Só que então a rede escolar estava em expansão e agora está em brutal retracção.

Reforço apenas uma ideia: para mim, a redução de custos com infraestruturas que está por trás do encerramento das escolas primárias e da concentração em mega-agrupamentos escolares é um objectivo secundário e não primário como vê o Paulo. Isto porque, a manutenção e funcionamento das escolas primárias já não compete ao Governo mas sim às autarquias.
Há dois grandes objectivos do Governo com estas medidas, e que nem a "sorrisos" consegue disfarçar. O primeiro é o da redução dos custos com o pessoal, leia-se com os professores e órgãos de gestão. É aqui que o Sócrates vai poupar no imediato, já a partir de Setembro. O segundo é um objectivo político: há que quebrar a força dos professores - reduzir-lhes o número, quebrar-lhes o orgulho, esmorecer a sua confiança, periclitar o seu estatuto reduzindo a sua segurança profissional. Isto é o que o sucrates quer verdaderiamente.


Reitor

2 comentários:

  1. Será que o homem é psicopata?
    É digno de ser representado por Anthony Hopkins.

    ResponderEliminar
  2. ...
    Tempos sem jeito nem homens..

    D. Sancho I foi o povoador:
    coisa simples e óbvio - para haver uma terra povoada era preciso deslocar PARA LÁ habitantes que lá vivessem, povoassem e defendesse.
    Para isso foram-se criando estruturas que criassem condições de vida.

    Hoje os políticos de nojo que temos começam por tirar as condiçóes de vida para que as pessoas fujam e abandonem a terra...

    Cegueira, e estupidez!

    Daqui a uns anos estes criminosos estarão ricos e gordos e Portugal despovoado!
    Ninguém será responsabilizado!
    Ah foi um erro!
    Que é que se há-de fazer!...

    ResponderEliminar