domingo, 21 de setembro de 2008

Plano Tecnológico da Educação - 8

Levar papel higiénico para a escola
2008-09-18
Maria Santos

É como cidadã que vos escrevo, porque o assunto que vos tragoã não é algo que me afecte, agora, directamente.
Há dias ouvi, num estabelecimento comercial, uma mãe a lamentar o facto de a filha ter que levar, no início do ano lectivo, uma resma de papel de fotocópia para a escola do 1º ciclo. Teria ainda que entregar 20,00? para suportar despesas de material, nomeadamente, para trabalhos que execute para dias comemorativos: pai, mãe?.
A aluna está abrangida pelo escalão máximo de subsídio e a mãe chegou mesmo a questionar a escola se também a filha teria que entregar e pagar o que lhe estavam a pedir. Há cinco anos, quando o meu filho entrou para o 1ºano, tive a infeliz ideia de o tirar de um colégio particular para que ele iniciasse a escolaridade no ensino público. Também na escola onde ingressou (saiu ao fim de 15 dias, para regressar ao colégio), pediram-me 25,00€ para gastos que a escola teria com o meu filho ao longo do ano lectivo, fotocópias e manutenção do fotocopiador.
O estado de especulação que se vive no mundo começa muito cedo para o cidadão… aos 6 anos! A escola cobra antecipadamente o que ainda não gastou, nem sabe quando irá gastar. O meu filho veio embora sem que me tenha sido reembolsado qualquer montante. Quem cobra tem legitimidade para o fazer? Quem beneficia com o que sobra no fim do ano lectivo?
Há cinco anos paguei. A prática mantém-se e as escolas em questão são distintas. O governo dá e a escola tira. Serão estas práticas do conhecimento dos nossos governantes? Mais ridículo: o meu filho e todos os outros, tiveram que levar, cada um deles, dois rolos de papel higiénico!

Sem comentários:

Enviar um comentário