quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Os Desertificadores II

O Ministério da Educação prepara-se para terminar gradualmente com o ensino secundário em Ferreira do Alentejo, o alerta é dado pela vereadora da CDU na autarquia local, depois da Direcção Regional de Educação do Alentejo não ter autorizado, para o ano lectivo 2008/2009, o funcionamento da única turma do 10º ano naquele estabelecimento do ensino
O Director Regional, José Verdasca, é que sabe. E há muito que nos dá a resposta na página da DREAlentejo:

"Esta é uma causa que tem de mobilizar e implicar todos, alunos e famílias, professores e educadores em actividade na ‘zona da frente’ ou na ‘zona da retaguarda’, pessoal não docente, administração educativa, autarquias e comunidade em geral, porque só com todos poderemos enfrentar e recusar perspectivas ‘fatalistas’ e encontrar e experimentar novas respostas organizacionais e pedagógicas compatíveis com um ideal de escola cuja missão maior esteja permanentemente vinculada ao nobre compromisso da democratização e universalização de uma escolaridade sucedida"

Trata-se de "encontar as respostas organizacionais e pedagógicas compatíveis com um ideal de escola...", socialista, é claro.

Os pobres coitados que nos (des)governam querem à viva força desertificar o interior. Já não lhes chega fechar escolas primárias, agora também se preparam para fechar escolas secundárias. Ou talvez não. É possível que queiram substituir os currícula da escola secundária pelos "currícula" dos cursos de ingenharia, do tipo"Novas Oportunidades" com diploma e 500 euros, ou cursos EFAs. Afinal é o que está a dar.

Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário