terça-feira, 25 de março de 2008

É isso mesmo. Perguntem-lhes!

Mais uma vez Helena Matos delicia-nos com um post brilhante. E que contém a solução para muitos males da educação.

"Não se pode perguntar-lhes em que escola querem colocar os filhos?
Boa parte das pessoas que escreve, fala e defende o actual status quo do sistema de ensino não tem os seus filhos ou netos na escola pública, durante a escolaridade obrigatória. E se por acaso ousa tal opção regra geral consegue que a criança frequente as turmas “dos filhos dos professores”. Portanto não penso que adiante muito toda esta discussão em torno da autoridade na escola, do eduquês, do papel dos professores… Tendo em conta que, em Portugal, o ensino é obrigatório apenas me parece que faz sentido exigir que essa obrigatoriedade não se estenda também à frequência do ensino público e dentro deste ainda duma determinada escola, geralmente determinada pela área de residência. A criação do cheque-ensino para o ensino obrigatório a ser afectado pelas famílias à escola pública ou privada que quisessem criaria uma efectiva liberdade de escolha.
Por exemplo, em que escolas entregariam os seus cheques-ensino os pais que têm filhos no Carolina Michaelis ou na EB 2-3 de Tarouca? Aliás toda esta problemática se resolveria com muita facilidade se alguém um dia sugerisse que os filhos dos detentores de cargos públicos e políticos deveriam frequentar a escola pública durante o ensino obrigatório. Como as criancinhas não têm culpa e muito menos podem ser usadas desta forma creio que perguntar aos participantes nestas discussões em que escola estudaram ou estudam os seus filhos já é mais do que meio caminho andado"
.

É. Bastaria perguntar aos psicólogos, psiquiatras, e a todos os experts que têm aparecido na TV a perorar sobre a indisciplina na escola, em que escola têm os filhos e os netos. E, se for numa escola pública, ver o nome dos outros alunos da turma...
A possibilidade de os cidadãos terem a liberdade - sim, a liberdade que lhes continua a ser negada num Estado dito de Direito e Democrático - de escolher a escola dos seus filhos, seria o maior passo para melhorar o estado da educação em Portugal. Reduziria as más práticas, afastaria os Conselhos Directivos incompetentes, responsabilizaria todos pela construção de uma escola pública de qualidade.
Enquanto os nossos filhos e netos forem obrigados a frequentar as escolas que escondem participações disciplinares, cujos processos disciplinares ficam na gaveta à espera de melhores dias, cujos alunos maltratam os professores e, como pena, os "castigam" com actividades de limpeza das instalações e de apoio à cozinha - como, ouvimos hoje na RTP1, fazem no concelho presidido pelo Meneses do PSD - estamos conversados.
Perguntem aos pais se querem colocar os filhos no 9ºC do Carolina?
Deixem os pais fazer as suas escolhas pois, mesmo que se venham a revelar erradas, serão sempre as suas escolhas e não as que outros fazem por eles.
Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário