sábado, 21 de agosto de 2010

Afinal, Se Encerrar 2.500 Escolas Foi Uma Medida De Bom Senso, Como Afirma o Ramiro


«Quando Maria de Lurdes Rodrigues deu continuação ao processo iniciado por David Justino de fecho das escolas com menos de 10 alunos, encerrando, durante um período de quatro anos, 2500 escolas, limitou-se a tomar uma medida de bom senso»


Encerrar 700+1 -(3+15+2+8) = 673 escolas, não pode ser um erro pedagógico de grandes dimensões - como diz também o Ramiro, antes pelo contrário!

Confesso, Ramiro, que não percebo os meandros do teu pensamento sobre o encerramento das escolas. Começou por ser uma medida desertificadora, depois passou a ser um erro pedagógico deslocar crianças, etc., etc. E, por fim, vens dizer que encerrar 2.500 escolas foi uma medida de bom senso (como se alguma lurdesmedida tivesse sido de bom senso).

Fazes-me lembrar os Presidentes das Câmaras, esses "estadistas" locais que vêm as escolas dos seus concelhos a fechar e, em vez de se erguerem contra o isolamento das suas aldeias e contra a sangria das suas populações, olham avidamente para os tostões que o Governo lhes vai dar para transporte e refeições das crianças, como o faminto olha para o naco de pão que lhe põem na frente dos olhos.

Mesmo que todos tenhamos consciência que o transporte e as refeições escolares são uma fonte de rendimento para as Câmaras, esperar-se-ia dos "estadistas" locais a defesa dos interesses presentes e futuros dos seus concelhos... Pobre povo.

Ou aquele jovem que acompanhava o sábio num passeio pelo campo e, quando este apontou ao céu para que o outro visse uma uma estrela cadente, o infante olhou espantado para o dedo...

Vá lá, define-te e diz-nos em que ficas. Se no erro pedagógico ou nas medidas de bom senso.

Reitor

8 comentários:

  1. DIFERENTES SOMOS TODOS NÓS21 de agosto de 2010 às 23:06

    6# Educacaosa. Editor: Reitor. O blogue mais corrosivamente anti-socratino do país. Contra: Quem é o Reitor?

    O 6.º lugar, entre od blogs, vai levar uma pancadita!

    http://www.profblog.org/search?updated-max=2010-08-11T09%3A24%3A00%2B01%3A00&max-results=10

    ResponderEliminar
  2. Corrijo:
    Reitor, ou lá quem és!
    Não achas uma asneira pedagógica manter escolas abertas com 5 alunos? Metias lá um filho teu? Algumas até tinham apenas 1 aluno! Das 2500 que a Maria de Lurdes Rodrigues fechou muitas havia que tinham menos que 5. Fechar escolas com menos de 10 alunos é bem diferente de fechar escolas com menos de 21 alunos.
    Das 701 fechadas, até há algumas com mais de 50 alunos. São situações bem diferentes. A minha discordância face a Maria de Lurdes Rodrigues não é cegueira nem ódio. É apenas discordância.

    ResponderEliminar
  3. Reitor, ou lá quem és!
    Não achas uma asneira pedagógica manter escolas abertas com 5 alunos? Metias lá um filho teu? Algumas até tinham apenas 1 aluno! Das 2500 que a Maria de Lurdes Rodrigues fechou muitas havia que tinha menos que 5. Fechar escolas com menos de 10 alunos é bem diferente de fechar escolas com menos de 21 alunos.
    Das 701 fechadas, até há algumas com mais de 50 alunos. São situações bem diferentes. A minha discordância face a Maria de Lurdes Rodrigues não é cegueira nem ódio. É apenas discordância.

    ResponderEliminar
  4. DIFERENTES SOMOS TODOS NÓS22 de agosto de 2010 às 11:07

    Será que, entre Educadores,todas as diferenças de opinião têm que ser discutidas com animosidade/agressividade?
    Ou só acontece assim, quando se trata de Educadores que têm blogues?

    ResponderEliminar
  5. Calma, bom senso, fair play, análise ponderada, discussão de ideias (não de personalidades, saberes,blogues) não farão mal a ninguém.
    Pelo contrário!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia também para ti Ramiro (não, não digo "ou lá quem és").
    Não. Não é uma asneira pedagógica manter escolas abertas com 5 alunos. Pelo menos nem sempre será.
    Pelo menos, durante dezenas de anos, não foi. E já havia peagogia...
    Mas, mesmo que fosse, devemos continuar a olhar para o dedo ou devemos dirigir o nosso olhar para o cometa?
    Ao contrário do que afirmas, fechar escolas com 21 alunos pode ser exactamente a mesma coisa (nos efeitos, no sentido, nos sinais, nos fins) que fechar escolas com 5 alunos.
    Pela tua reacção, vejo que ainda não olhaste para o cometa.
    A minha discordância relativamente ao teu poste não é cegueira nem ódio. É apenas discordância.

    ResponderEliminar
  7. Reitor
    Não queria ofender. Sabes bem o que penso da blogosfera anónima ou com nicknames.
    Até tenho grande consideração pelo que escreves e da forma como o fazes.
    O fecho das escolas deve ser visto caso a caso, tendo presentes várias variáveis:
    distância a percorrer, estado da estrada, estado da escola que encerra, etc.
    A não ser em casos muito excepcionais, fechar uma escola com menos de 10 alunos - e foram fechadas em 2006, 2007 e 2008, algumas com apenas 1 ou 2 alunos - parece-me uma questão de bom senso.

    ResponderEliminar
  8. Eu podia (sor)rir, mas evito.
    Porque o vento ainda muda e quero guardar o (sor)riso para o zague final.

    A bem da verdade e do rigor. O encerramento de micro-escolas começou com Roberto Carneiro. Consultando as tabelas da Pordata evitam-se erros no olhar e na análise.

    Mas a proximidade com os factos também ajuda: em 1989 e 1990 fui (fugazmente) técnico autárquico, fiz um estudo com uma parte publicada sobre a evolução da população estudantil de Alcácer do Sal, onde nos anos 90 se fecharam diversas escolas.

    É mais difícil analisar as coisas de longe.

    Abraço.

    (e as minhas costas estão prontas a ser zurzidas de novo, Reitor, que isto é divertido e é para isso que cá andamos, nickados ou não nickados)

    ResponderEliminar