segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ruidoso Traque

Os valentes membros do Conselho das Escolas, a acreditar no seu porta-voz oficial, aprovaram uma "posição" na qual chegam a afirmar, preto no branco, que o processo de fusão de escolas está ferido de ilegalidade. Ilegalidade?
Sim, ilegalidade porque o Governo tinha de ouvir previamente o conselho das escolas e não o fez, dizem os iluminados.
Esta tomada de posição contrária ao Governo expele um intenso cheiro. Ao longe.
Vamos por partes:
1 - Há mais de um mês que o Trocado"Sendeiro" da Mata e a criadagem das DREs andam pelo país e encerrar umas escolas e agrupar outras. Os bravos do CE estiveram caladinhos não fosse a agregação vir a tocar nos seus interesses...
2 - Quando a coisa se aproximou muito e começaram a ver que perdiam os tachos, rebateram os sinos e os corajosos membros do CE reuniram depressinha para dizerem que o processo era ilegal porque o CE não tinha sido ouvido.
3 - Que interesses poderão justificar que estas almas, que estiveram durante três anos sempre do lado do Governo e contra as escolas e, a dez dias das eleições para o CE, venham dizer que o Governo comete uma ilegalidade. E nada tenham dito em 2007, 2008 e 2009 enquanto o Governo socialista encerrava milhares de escolas do 1º ciclo, as tais que tinham menos de 10 alunos! Nem foram ilegais as fusões de escolas básicas em "Centros Escolares". Nestes casos, não houve ilegalidade?
4 - Mas, a coragem de última hora é tanta que, vejam bem, até enviam a decisão (a tal que censura o Governo) à ... comunicação social!?
Não enganam ninguém: Não é coragem que têm. É antes cobardia. Cobardia porque estão como medo que a sanha reagrupadora do Governo chegue a eles e, cobardia, por dizerem no final aquilo que deveriam ter dito no início da conversa.
Não se iludam. Esta tomada de posição do CE não é um grito de revolta dos representantes das escolas, nem um acto de coragem, nem a afirmação de independência, nem uma posição a favor das escolas.
Não, esta posição do CE é um fedentinoso traque.
Todos o ouvimos, só alguns sujaram as cuecas...
Boa seria o "Sendeiro" Mata agrupar o CE. Chamava os gestores que ganharam o prémio liderança do ME e formava um conselho com eles.

Reitor

1 comentário: