sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Padrinho


Chamaram-me a atenção para este poste do professor Matias.
O ilustre professor é mandatário da lista D concorrente ao Conselho das Escolas. Pelas escolas que os candidatos dirigem, é certamente uma lista do distrito do Porto.
Ao ler as sábias palavras do doutor Matias e que, no fundo, justificam a própria candidatura, esbarrei nesta preocupante (e revolucionária, dado o posicionamento do conselho das escolas)passagem:

«Porque a educação portuguesa precisa de vozes que emergem das realidades e não se resignam a cumprir agendas político-burocráticas, que agem e ordenam em nome de interesses muitas vezes míopes e rasteiros»

Olhei para a lista à procura de bocas capazes de dar voz a estes anseios do professor Matias. Não fiquei muito satisfeito com o que vi: apenas um dos candidatos está de boca aberta. Como se estivesse a falar, cumprindo a agenda política-burocrática e , deixa ver como diz o professor, ah!, cá está, em nome de interesses muitas vezes míopes e rasteiros.

Não creio que os mandantes tivessem encomendado ao Dr. Matias um discurso tão liberto das tentações caninas, para utilizar uma das felizes expressões utilizadas pelo mandatário.

Ficava-lhes melhor pedirem à Professora Doutora Maria de Lurdes Rodrigues - escritora insigne lida pelos mais afamados professores da nossa praça - que amadrinhasse tão promissora candidatura. Ou, parafraseando o professor Matias, que a libertasse das várias asfixias que lhes tolhem o passo.

Reitor

3 comentários:

  1. Acho muito estranho o professor matias alves ser o mandatário. Pelo que li, o mandatário tem de ser uma dos elementos da lista.
    Vejam o que reza o artigo 13 do DR 32/2007

    Artigo 13.o
    Apresentação de candidaturas
    1—As candidaturas são apresentadas por listas completas,
    a entregar à comissão eleitoral, entre o 45.o e
    o 35.o dia anterior à data marcada para as eleições,
    por um dos proponentes que representará como mandatário
    todos os outros nas operações eleitorais.

    Ora, o professor Matias Alves não é proponente a nada....

    ResponderEliminar
  2. Estás a ler mal anónimo. O Matias Alves não é proponente a... mas é proponete da....
    Percebes a diferença ou não?

    ResponderEliminar
  3. AH! O Matias???

    Outro Vendilhão do Templo!

    XÔ!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar