sábado, 17 de julho de 2010

A Evolução Em Alta Das Notas das Provas De Aferição Realizadas Na Escola De Beiriz

Ao contrário da tendência nos exames nacionais, muito bem descrita e fundamentada pelo Paulo Guinote neste artigo, os resultados das provas de aferição dos alunos de Beiriz são soberbos, sublimes, excelentes, enfim, não há palavras para descrever resultados tão retumbantes e taxativos.
Estes resultados falam por si, como bem diz a Directora Luísa Moreira.
É bem possível que tenham sido influenciados pelo Projecto Fénix! A "tecnologia ninho" faz maravilhas maravilhosas. E permite intensos momentos de partilha.

"Foi um momento para partilhar as experiências de quem implementou e vivenciou o Projecto na primeira pessoa

Foram tónicas dominantes a maior partilha entre professores e a necessidade de momentos de reflexão e de trabalho em equipa. A inter-disciplinaridade, como construção de um currículo em espiral, é essencial ao desenrolar do complexo novelo das aprendizagens"

Palavras chave para um sucesso garantido:
partilha
momentos de reflexão
trabalho em equipa
currículo em espiral
inter-disciplinaridade
novelo das aprendizagens


Reitor

4 comentários:

  1. Quando os alunos que peturbam saem do grande grupo e vão para os "ninhos" todos os que queriam aprender, ainda que com ritmos lentos de aprendizagem, lucram. Menos barulho portanto.Conseguem-se taxas de sucesso de 80% já que os 20% correspondem aos que foram "segregados?!" nos ninhos.

    ResponderEliminar
  2. Ó Reitor, a inveja que tem da vizinha é indisfarçável...

    ResponderEliminar
  3. Os meios podem ser outros, mas a substância permanece...
    "As pulhas ou deitar as pulhas era um divertimento carnavalesco. Nesta quadra, durante a noite, um reduzido número de rapazes/homens dirigia-se para o morro alto dos arredores da sua povoação e daí gritavam graças (em frases ou mais usualmente em verso) alusivas a factos relacionados com as pessoas da comunidade.
    Quando as condições geográficas o permitiam, através da existência de mais morros no perímetro da povoação, chagava-se mesmo a estabelecer diálogo previamente combinado entre grupos situados em morros diferentes.
    O reduzido número de participantes tinha por objectivo, por um lado, a manutenção do segredo do anonimato, anos fora, consoante a gravidade das acusações pulhadas, por outro, para permitir uma mais fácil fuga, em caso de pressentimento de tentativa de esforço. E em caso de fuga forçada, chegavam a dividir-se, indo cada um para o seu lado, reunindo-se posteriormente em local previamente combinado.
    As pulhas tinham também os seus apetrechos próprios: um funil de cone bastante largo e com bocal na extremidade do tubo, para o que deitava as pulhas.
    Outro elemento levava um bacamarte já que durante as pulhas mandava uns fogachos para intimidar os possíveis ousados perseguidores.
    Até porque casos havia em que este grupo poderia ter mais elementos afastados, elementos de segurança, em local estratégico que prescutaria o início da perseguição avisando com sinal próprio os seus companheiros das pulhas.
    O deitador de pulhas, embora o funil já distorcesse a voz, ainda mais a disfarçava, mesmo na pronúncia a fim de não ser reconhecido".

    ResponderEliminar