terça-feira, 6 de abril de 2010

Não Podemos Responder: Estamos A Dar A Mama

Grupo privado quer escolas portuguesas no estrangeiro

O projecto foi desenvolvido pelo ex-deputado e actual governante José Junqueiro, durante as suas funções como consultor do grupo GPS.

O GPS (Gestão de Participações Sociais) é uma sociedade anónima constituída em 2003 a partir de um grupo de educação que já detinha sete escolas, no Centro do país. Em sete anos acrescentou mais 17 estabelecimentos a este património, contando agora com 24 escolas.
A aquisição mais recente, embora não detenha aí a maioria do capital social, é o Colégio Oriente, no Parque das Nações. No conjunto, com os alunos inscritos nas actividades extra-curriculares, contam agora com cerca de 16 mil estudantes.

Treze das 24 escolas que são propriedade do grupo GPS têm contratos de associação com o Estado, num valor aproximado de 30 milhões de euros, indicou o responsável pela empresa, António Calvete. Questionado pelo PÚBLICO sobre o montante dos subsídios atribuídos ao grupo, o Ministério da Educação (ME) apenas disse que "os dados não estão organizados de forma a poder responder".

A pouca vergonha e o descaramento são tantos que o Estado português, através do ME, prefere confessar-se ignorante e incapaz de saber em quanto já subsidiou o GPS, uma espécie de filial socialista para os negócios da educação, do que apresentar os valores.

Onde estão os homens de esquerda, socialistas, comunistas e bloquistas defensores da escola estatal?
Onde estão os defensores encartados da escola pública?
E os pedagogos qualificados ?

Hipócritas!

Reitor

8 comentários:

  1. António Calvete também já foi deputado do PS e foi com ele que começou a GPS.

    ResponderEliminar
  2. António Calvete também já foi deputado do PS e foi com ele que começou a GPS.

    ResponderEliminar
  3. Estão como o Reitor, que tanto defende a escola privada.
    Ou nunca lhe ocorreu que o ensino privado nunca deixará de ser um lamaçal como este?

    ResponderEliminar
  4. O ensino privado é um lamaçal? Onde? Quando? Como?
    É preciso estar muito desesperadinho para justificar o "lamaçal" em que se encontra o ensino público (não me parece que seja um lamaçal), socorrendo-se do ensino privado.

    ResponderEliminar
  5. O ensino privado de que se fala aqui é o que tem contrato de associação - ou seja, aquele em que o Estado paga as despesas e os patrões arrecadam os lucros.

    Não são só os calvetes do PS que pontificam neste mundo. Também há gente do PSD a beneficiar destes esquemas que têm florescido, muitas vezes à margem da lei, tanto com governos do PS como do PSD.

    Aliás, ainda se está por saber quais são os interesses do reitor nestas matérias do ensino privado para uns mas pago por todos...

    ResponderEliminar
  6. Reitor, tenha calma, não se enerve.
    Estes ultimos que refere(esquerdinos) ainda não tiveram tempo de tomar conhecimento da ocorrência.

    ResponderEliminar
  7. Reitor (Director? Prior/Pároco? Ou as 2?):
    Basta pesquisar para ter as respostas:
    http://correntes.blogs.sapo.pt/631403.html#comentarios
    É mais um exemplo do funcionamento do bloco (central) de interesses: negócio de “socialistas” apadrinhado por governo e câmara PSD.
    Pechim

    ResponderEliminar
  8. Quase aposto que a maioria dos profes tem os filhos nas privadas. E não são só essas do GPS que são financiadas pelo estado.
    Não só recebem X por aluno como até de terrenos públicos se apropriam.
    E os profes de Ed. Física são dos fornecedores de clientes para as privadas. Espalham níveis 2 e 3 pelos bons alunos das públicas e no 10º ano os alunos lá vão para as privadas não vá a nota de EF impedi-los de chegarem aos cursos que querem.

    ResponderEliminar