quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

A Segurança Nas Escolas É Brincadeira

O episódio do alvejamento de um aluno de uma escola particular de Braga por um colega está deslindado.
Foi uma bricadeira. A arma era do pai de um dos alunos, que a levou para a escola para a mostrar aos colegas. A arma foi disparada acidentalmente tendo ferido um dos alunos no tórax.
Um acidente provocado por uma arma de fogo manuseada por menores. O costume.
Quando se passa defronte à entrada das escolas, de qualquer uma, vê-se sempre magotes de pessoas, normalmente a fumar. Alguns jovens e alguns adultos.
E fica-se, logo ali, com a sensação de que não há segurança. De que pode entrar na escola qualquer pessoa, para quaisquer fins. Isto é um facto.
Também se percebe que, no interior das mochilas, qualquer aluno pode introduzir nas escolas qualquer tipo de armas. Em qualquer escola. Na maior parte do mundo.
Que fazer para evitar que entrem nas escolas pessoas com intenções criminosas e que os alunos introduzam nas escolas armas e substâncias proibidas?
Não sei dar uma resposta concreta à questão.
Mas sei apontar alguns males e algumas causas para a falta de segurança nas escolas.
1 - É uma asneira pegada, um dia após um "acidente" com armas de fogo, que a direcção da escola onde o mesmo ocorreu autorize o aluno responsável pelo disparo a regressar à escola e às aulas. Não lembra ao diabo.
2 - É um disparate pegado, os alunos serem apanhados na posse de armas e de drogas (perdão, estupefacientes) no interior das escolas e nada, rigorosamente nada lhes acontecer. Nem um dia de detenção.
3 - É um disparate pegado não se responsabilizarem os pais por todas as asneiras que os menores façam nas escolas: responsabilizar mesmo. Com multas e serviço cívico.
Reitor

5 comentários:

  1. Porque não mandar prender os pais... ou levar os pais todos para o campo pequeno e fazer um julgamento sumário... ou então, porque não foi o filho de algum pai...que levou um tiro...prender tb o pai do aluno ferido....

    ResponderEliminar
  2. Também ja me ocorreu mandar prender o país. Acontece, porém, que não há prisões onde caibam todos.
    E a ideia de levar os pais todos para o Campo Pequeno também é peregrina. Você não vê que não cabem lá mais de 5.000 pais, mais coisa menos coisa?
    Quanto à última sugestão, concordo com ela, se e só se, tiver sido a com arma do pai do aluno ferido que se deu o disparo.
    Percebeu?

    ResponderEliminar
  3. Realmente ainda faltam reitores nas prisões, prendendo o pais todo corrige-se esse erro...para ideia não é má...e até concordo com ela ;-)
    Quanto à capacidade do campo pequeno ser pequena sempre podemos acrescentar mais umas praças de touros....há aficionados pelo País todo ...ou então dar utilidade a dez novos estádios de futebol...
    Quando se generaliza corre-se o risco de errar...
    Percebeu?

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que estamos ambos a perceber o acessório. ;-)
    Quanto ao essencial, vamos fazer um ponto de ordem:
    1 - Para defesa do aluno que disparou a arma, para acalmia do ambiente escolar, para sossego de todos, nunca se deveria ter permitido que o aluno que disparou a arma fosse para a escola no dia seguinte ao "incidente"
    2 - Não se conhecem sanções aplicadas a alunos que, todos os dias, transportam droga e armas para as escolas. E deveriam ser punidos.
    3 - Os pais não têm responsabilidade nenhuma pelas façanhas dos filhos nas escolas. E deveriam ser responsabilzados por todas as asneiras que os filhos menores praticam
    Acho que desta vez estaremos de acordo, não só com o acessório, mas também com o essencial, não é assim?

    ResponderEliminar
  5. Ao ler o seu comentário levantou-me algumas considerações. Aproveitando o seu ponto de ordem:
    1- Completamente de acordo, o aluno não deveria ir à escola. Os motivos pelos quais não deveria ir, é que não sei se são os mesmos que o reitor;
    2- Confesso a minha ignorância há ausência de sanções, mas senão existem, a responsabilidade será de quem? do sistema judicial? dos pais? da escola? quem está a falhar? Não creio que nenhum pai, na posse plena das suas faculdades mentais, seja a favor de um filho não ter as respectivas medidas correctivas/punitivas por fazer tráfico de drogas ou uso e porte ilegal de armas (não só de fogo como também armas brancas). Todos os actos tem consequências;
    3- A responsabilidade maior (mas não única) das actuações dos filhos menores é dos pais ou encarregados de educação, com as devidas ressalvas. Mas num espaço escolar quando por ausência de responsabilidade ou porque dará "muito trabalho" não se corrigem actos incorrectos dos alunos, os pais pouco poderão fazer (porque felizmente quero acreditar que a maioria dos pais se importam)...
    Apenas acrescentarei um 4º ponto: como reitor saberá de certeza que o comportamento humano deriva de muitos factores, nem todos controlados pelos progenitores. Posso falar de dinâmica de grupo, sentimentos de pertença, competição desenfreada e muitos mais... Concordo com a responsabilização dos pais, mas concordo muito mais com a responsabilização dos alunos e de todos os intervenientes no processo educativo (incluindo evidentemente os pais e os professores).
    E no essencial penso que estamos de acordo...

    ResponderEliminar