quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A Força Dos Factos

Os ideólogos da Educação, da Pedagogia, do Eduquês e da Escola Pública não estão em estado de choque. Nem sequer preocupados com a realidade que surge nos jornais e nos estudos do ME.
É o ensino privado que faz subir as taxas de transição e conclusão nos ensinos básicos e secundários. No privado, entre os dois anos analisados, a taxa para o básico sobe de 93 para 97 por cento. No secundário, a evolução é de 73 para 89 por cento. No público, a taxa sobe de 86 para 92 por cento no básico e de 66 para 78 por cento no secundário.

Relativamente às taxas de retenção, o privado também fica melhor no retrato dos 12 anos analisados. No básico a taxa desceu de sete para 3,5 por cento no básico; e de 27 para 11 por cento no secundário. Comparando com o público, a taxa de retenção no secundário é de 22,3, em 2007/2008.

Verificou-se uma “evolução positiva” no rácio professor/aluno no ensino público, atingindo valores de 15,1 e 14,1 no pré-escolar e no 1.º ciclo respectivamente. No secundário, há 7,7 alunos por docente. Há 50 anos esses valores eram de 29, 34 e 19 alunos para o pré-escolar, 1.º ciclo e secundário, respectivamente. No privado, um educador de infância tem em média 17 crianças, igual número para o 1.º ciclo e no secundário o rácio é de 18,6.

A realidade recente, crua e simples, mostra-nos a todos:
a) - Que as escolas privadas têm melhores resultados escolares que as públicas
b) - Que, consequentemente, a taxa de reprovação é menor nas escolas privadas que nas públicas
c) - Que o número de alunos por turma é maior nas escolas privadas que nas públicas
Estes números esmagam duas das ideias mais falsas que os pedagogos encarteirados vendem ao país:
1 - Que as escolas públicas são melhores que as privadas (quase apetece dizer: só se for nas taxas de reprovação!)
2 - Que quanto menor for o número de alunos por turma, melhores serão os resultados escolares
E mais números haveria que nos surpreenderiam:
  • aposto que as taxas de abandono e desistência são menores nas privadas que nas públicas
  • aposto que os índices de indisciplina e violência são menores nas escolas privadas que nas públicas
  • aposto que o índice de satisfação dos "utentes" das escolas privadas é mais elevado que nas públicas
  • aposto que a educação/formação de cada aluno tem menor custo nas escolas privadas que nas públicas
  • aposto que a responsabilidade "parental", como diz o luminoso pai, é mais elevada/efectiva nas escolas privadas que nas públicas
Escola Pública versus Escola Privada. Qual a melhor opção?

Reitor

5 comentários:

  1. Privatizem-se as escolas e Nacionalize-se este blog !!!

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  2. Excelente ideia.
    Assim podia viver à mesa do Orçamento do Estado.

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  3. Ponha os alunos das públicas nas privadas e depois veja o que acontece...

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  4. Reprovam menos
    Abandonam menos
    ficam mais baratos ao orçamento do estado
    ficam mais disciplinados e respeitadores
    Já chega?

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  5. Isso é o que dizem as estatísticas, ou seja, são os resultados com os alunos que lá estão.
    Quem não percebe a diferença abissal que existe entre os alunos das escolas privadas e os das escolas públicas, nomeadamente ao nível socio-económico, não devia fazer análises comparativas como aqui se pretende.

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