quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Escolaridade Obrigatória vai até ao 12º ano, não vai?

"O Governo pretende este ano transferir para os municípios a gestão dos equipamentos relativos à escolaridade obrigatória..."

O que significa que as escolas secundárias vão ser "transferidas" para a gestão dos municípios.
Nada que não se soubesse que ia acontecer, mais tarde ou mais cedo. No ano passado foram algumas EB23 e este ano alarga-se a experiência às secundárias.
Pode vir a ser uma boa experiência. Afinal, até agora, as escolas preparatórias e secundárias estaviveram sob responsabilidade directa do Governo e de toda a sorte organismos públicos e ficaram como nós as conhecemos, na sua maioria: decrépitas, semidestruídas, feias, sujas, vandalizadas...
Ao serem entregues aos caciques concelhios serão alvo de várias interferências políticas, sem dúvida, mas podem ser mais bem tratadas. E mais respeitadas. E, depois, as escolas que hoje estão sob alçada - sorrio - do Governo não sofrem pressões e interferências políticas? Claro que sofrem.
A pergunta não é, pois, porquê a transferência da gestão dos edifícios das escolas secundárias para as autarquias. A pergunta é outra.
Porquê agora? Esta é que é a questão.
Cá pra mim, agora, este é um dos preços que os professores terão de pagar pela marcha-atrás que o Governo do Socras tem feito nas reformas que o anterior, o do Sucratas, impôs aos professores.
Os professores obrigaram o Governo a andar às arrecuas em toda a linha. Como não há almoços grátis, penso eu de que...

Viva o socialismo! P.S. P.S. P.S.

Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário