quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Carta de Olinda a Alzira em versão soap opera

Mão amiga fez-me chegar esta correspondência entre duas professoras que se conhecem há vários anos mas trabalham em escolas diferentes.

“… todos ficámos boquiabertos: chegou a coordenadora à reunião. Numa mão levava o livro de actas e, na outra, um saco de plástico do Intermaché.
Cumprimentou-nos, sentou-se e deu-nos a boa nova. Tinha sido “decidido” no conselho pedagógico que se faria um “sorteio” para ver quais os professores do departamento a serem avaliados por cada avaliador nos quais ela tinha delegado competências de avaliação. Assim, era um processo mais democrático, disse ela. Gelei.
Sem capacidade para produzir um único som, ouvi as instruções da coordenadora: cada um de vocês tira um quadradinho com o nome do coordenador do saco. Será esse o vosso avaliador. Olhámos uns para os outros e um colega mais velho - mas não titular - ainda titubeou: mas isto é alguma brincadeira? Então, os avaliadores são esc olhidos por sorteio? Que se passa aqui? Colegas! Isto foi decidido em pedagógico e parece-me o método mais transparente e democrático, disse a coordenadora! Fez-se silêncio...
O meu avaliador é uma colega que me fez um sorriso entre o amarelo de constrangida e o verde de vaidosa.

Este processo parece-me impressionante. Como estão a fazer na vossa escola


Este caso caricato espelha as muitas loucuras que se estão a fazer nas escolas que, pelo que vou ouvindo, estão sem lei nem grei. Triste figura são levadas a fazer, as escolas e os professores...
E os pais ainda não entraram na avaliação...
E os resultados escolares ainda estão longe...

Reitor

3 comentários:

  1. Na minha escola foi ligeiramente diferente, os avaliadores tiraram do saquinho os papelinhos com o nome dos professsores que iriam avaliar
    Ana

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  2. Pois, na ninha, ou melhor, no meu departamento, a "coisa" foi mais bem feita: a coordenadora dividiu os professores em dois grupos. Um caber-lhe-ia a ela; o outro ao professor em quem delegou. A informação foi dada a todos ao mesmo tempo: avaliados e avaliador. Assim, num processo transparente e democrático, sem consultar ninguém.

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  3. Então eu conto como foi. A coordenadora que é de Inglês, avalia todos os colegas da sua disciplina. Os outros delega numa colega do respectivo grupo. A coisa foi feita em Departamento... e do mal o menos, todos tiveram possibilidade de opinar.

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