sábado, 4 de outubro de 2008

Carta Aberta à Conceição

Ainda agora chegaste, Conceição, e já te vais embora.
É uma pena. Tinhas tanto para dar à Avaliação dos Professores...
O jovem jornalista, Pedro Tavares, com a pressa dos jovens, tropeçou na realizade e, vê tu bem, até afirmou que eras uma voz "incómoda" para a Ministra da Educação. Também me ri... Enfim, perdoa-lhe que é jovem. Nós também já fomos jovens, Conceição.
Também ouvi que o Mário Nogueira anda a dizer aos jornais que espera que não te tivesses "aposentado por haver algum incómodo" entre as tuas posições, seguidistas como tu mais que ninguém sabes e como já aqui referi, e aquelas que foram perfilhadas pelo CCAP (referindo-se, por certo, àquela recomendação que diz que as notas dos alunos não devem contar para a avaliação dos professores este ano). O Mário está mais quente que o jornalista.
Já devias saber, Conceição, que o poder morde na mão daqueles que lhe dão a bucha.
Porque foste tu fazer o jeito à Maria de Lurdes? Pensavas que ela te agradecia teres aprovado aquelas recomendações que competiam, não a ti, mas ao CCAP?
Porque foste aprovar umas recomendações prejudiciais aos professores e às escolas - não pelos lugares comuns nem pelas vacuidades que contêm, mas sim porque se constituiram como mais um elemento a ter em conta na aplicação do "exequível"modelo de avaliação de professores, copiado nos novos países amigos de Portugal e abraçado pelo Ingº Sócrates?
Deixaste os "teus"conselheiros aprovarem aquela recomendação e estragaste tudo. Pelo que se lê, a Maria de Lurdes não gostou nada, mesmo nada, que pusessem em causa uma das traves do modelo de avaliação - os resultados escolares dos alunos - e desancou no teu CCAP. Não junto a ti, no sossego do gabinete, mas sim quando estava reunida com o outro Conselho . Não se faz!
Agora, em vez de te aguentares à bronca que ajudaste a criar, foges. Foges para longe, foges para não seres vista. Mas nós estamos aqui, Conceição, nós vemos-te muito bem.
Já se diz por aqui que o teu substituto é o grande educador e teórico da educação dos afectos, Matias Alves. Até se alvitra que sabia que estavas pertinho da aposentação e que, por isso mesmo, se tem vido a pôr a jeito.
Diz-me lá, é verdade?
Reitor

Sem comentários:

Enviar um comentário